Esta secção do arquivo é dedicada exclusivamente à investigação e documentação do acidente aeronáutico ocorrido em Ermida, no dia 6 de março de 1944. O trágico acidente resultou na perda de três membros da tripulação a bordo do Lockheed Hudson FK791. A aeronave efetuava um voo regular entre Portreath, Reino Unido, e a Base Aérea das Lajes, nos Açores, com uma escala planeada em Gibraltar.
Este é provavelmente o acidente aeronáutico menos documentado ocorrido em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Os jornais nacionais, como seria de esperar, dado o alegado estatuto de neutralidade portuguesa no conflito, não fizeram qualquer menção a tais incidentes. A situação não foi melhor nos jornais regionais: o único existente na altura, A Razão, tinha cessado a sua publicação em 1935. O jornal ativo mais próximo da região de Mira era o Diário de Coimbra, que, até hoje, não encontrou qualquer referência ao acidente nos seus arquivos históricos.
Durante a investigação, uma das primeiras informações descobertas, senão mesmo a primeira, foi que o acidente ocorreu a 6 de março de 1944. Uma aeronave da Real Força Aérea Britânica, um Lockheed Hudson IIIA com a matrícula FK791, pertencente ao Esquadrão n.º 269 do Comando Costeiro, despenhou-se em Ermida. No início da guerra, a missão deste comando era patrulhar as zonas costeiras, tendo posteriormente sido destacado para a Islândia, com o objetivo de detetar e afundar submarinos alemães. Em março de 1944, o esquadrão encontrava-se sediado nos Açores, realizando vigilância meteorológica e operações de busca e salvamento marítimo, até à sua desativação a 10 de março de 1946.
O avião que se despenhou em Ermida seguia de Portreath, no sudoeste de Inglaterra, para a Base Aérea das Lajes, nos Açores, com uma escala programada em Gibraltar. Enquanto sobrevoava a Baía da Biscaia, a aeronave foi apanhada por uma trovoada que danificou o motor esquerdo. Em consequência, David Duncan McPetrie, piloto inglês, ordenou à tripulação: George Gordon McLean, navegador australiano; Philip Arthur Gallop, operador de rádio e artilheiro canadiano; e Walter Edward Potwarka, também operador de rádio e artilheiro canadiano, que colocasse os paraquedas.
À medida que a aeronave se aproximava da região de Mira, sofreu uma avaria total do motor, levando a tripulação a lançar um bote insuflável, parte do equipamento de emergência destinado ao salvamento de náufragos, na Lagoa de Mira. Nesse momento, o tripulante canadiano Walter Edward Potwarka saltou de paraquedas da aeronave, tornando-se o único sobrevivente do acidente. Segundo relatos, foi resgatado por um pescador que se encontrava na lagoa.
Acredita-se que o piloto tenha tentado virar a aeronave de regresso para norte, mas, após a avaria do segundo motor, perdeu o controlo. A aeronave acabou por despenhar-se a sul de Ermida, por volta das cinco horas da manhã.
De acordo com testemunhos de moradores sobreviventes de Mira que se deslocaram ao local na altura, Maria de Lurdes Costa (Cential, 1926), Fernando Cruz (Mira, 1931), Alier Domingues Gonçalves (Ermida, 1937), bem como Artur Fresco (Lagoa, 1936), a aeronave sobrevoou o concelho de Mira já em chamas e foi avistada a partir de várias localidades. Durante o seu voo final, largou equipamento de salvamento marítimo sobre a Lagoa de Mira antes de se despenhar na mata do Pinhal do Canto do Mato, situada em Ermida.
Foi também sobre a Lagoa de Mira que o único sobrevivente, Edward Potwarka, saltou de paraquedas da aeronave, acabando enredado numa árvore. Vários relatos indicam que foi ouvido por pescadores que se encontravam na lagoa naquele momento. Posteriormente, Potwarka foi conduzido à aldeia do Cential, à casa de Manuel Miranda Rolo, carteiro de primeira, onde lhe foram oferecidos café e broa de milho.
Para auxiliar na comunicação, foi chamado o escritor e antigo combatente da Grande Guerra, Maia Alcoforado (Panoias, 1899 – Mira, 1974), fluente em inglês. Potwarka foi depois escoltado para o posto florestal local, onde foi entregue às autoridades portuguesas.
Os artefactos aqui apresentados foram preservados pelo Guarda Florestal Mendes, residente na Casa Florestal da Lagoa, local para onde foram transportados os restos da aeronave acidentada. O destino posterior da aeronave permanece desconhecido. Na altura, era prática comum que equipamentos militares irrecuperáveis fossem doados a instituições de solidariedade locais (Misericórdias), que os vendiam como sucata para angariar fundos.
Parte desta coleção foi posteriormente doada a João António Miranda Petronilho, que a guardou até a entregar ao município. O último item desta coleção, registado sob o número de inventário 193, foi cedido por Eduardo Maduro, um morador local de Mira que recolheu a peça no próprio dia do acidente.
Embelema do esquadrão 269
David Ducan McPetrie
Piloto
Gerorge Gordon McLean
Navegador e operador de armas
Philip Arthur Gallop
Navegador e operador de armas
Walter Edward Potwarka
Navegador e operador de armas
Planos do Lockheed Hudson
Plano de voo
A verde o plano original
A vermelho a rota percorrida
Livro de registo de operações
Lista da tripulação do FK791
Registos de voo de David Duncan McPetrie
Anúncio da morte de P. A. Gallop
Diploma para o serviço em funções públicas
Manuel Rolo
Circular confidencial nº 4/44
Posto da guarda fiscal de Palheiros da Costa
ao comandante do porto da Figueira da Foz
dando conta da posse de um pára-quedas
pertencente ao avião
Circular confidencial Nº 4/44
Posto Fiscal Palheiros da Costa
à captania do Porto da Figueira da Foz
dando conta da posse do achamento de um pára-quedas
pertencente ao avião FK791
Registo de sepulturas
Cemitério St. James
Porto
Locheed Hudson
Lançamento de salva-vidas
warhistory.org
Reconstituição do acidente
sobre a Lagoa de Mira
Imagem gerada por IA
Chapa metálica redonda
N.I. 172
C55628, Bendix radio, SER. NO. 2327,
28 VOLTS | Diâmetro de 40mm
Espessura 10mm | Peso 15,88g
Chapa metálica em latão,
N.I. 173
Medidas 50 x 31 x 0,1mm
Peso 7,25g
Chapa metálica em alumínio I
N.I. 174
AAM com coroa no meio das duas letras.; TYPE RA-1B; REF.NO. 110D/303
TYPE 3611B; REF.NO. 11OU-36
Medidas 38 x 19 x 0,1mm
Peso 0,86g
Chapa metálica em alumínio II
N.I. 175
AM com coroa no meio das duas letras.
TYPE RA-1B; REF.NO. 110D/303
Medidas 38 x 19 x 0,1mm
Peso 0,86g
Chapa metálica redonda, com a inscrição,
N.I. 176
Bendix
Diâmetro de 20mm | Espessura 2mm
Peso 5,90g
Chapa metálica
N.I. 177
Cambridge instrument Co Inc.
INSTR: NO: 069119 | PART. NO. 8500-10
TYPE D-1 | D.C. VOLTS 24
ENG MFR wrigth
ENGTYPE GR-1820-G205AOCTAE RATING 90
INDICATOR UNIT | MADE IN USA
Medidas 52 x 31 x 2mm
Peso 3,40g
Peça metálica em latão
N.I. 178
Comprimento 82mm | Largura 8mm
Peso 2,56g | Espessura 0,1mm
Peça metálica em latão, ilegível
N.I. 179
Comprimento 32mm | Largura 8mm
Peso 1,1g | Espessura 0,1mm
Relógio de bolso Vitória
N.I. 180
Diâmetro 45mm | Peso 54,39g
Espessura 13mm
Placa de identificação militar
N.I. 181
Comprimento 38mm | Largura 31mm
Peso 6,5g | Espessura 1mm
Placa de identificação militar
N.I. 183
SGT Philip A. Galop | R99533
Comprimento 38mm | Largura 22mm
Peso 4,86g | Espessura 0,1mm
Peça metálica
N.I. 184
Comprimento 46mm | Largura 23mm
Peso 4,97g | Espessura 0,1mm
Switch Unit | Type 35
1910 FB/155 | A M | Serial N 63430
Bala
N.I. 185
Comprimento 30mm | Diâmetro 10.5mm
Peso 8,28g | RL
42*** | 082
Botão
N.I. 186
Botão da Real Força Aérea | Coroa em cima
Em latão | Águia em baixo | Y6-224
Diâmetro 25mm | Peso 2,87g | RL
Espessura 6mm
Botão
N.I. 187
Botão da Real Força Aérea | Coroa em cima
Em latão | Águia em baixo | JR
COUNT & SON, LONDON | Diâmetro 23mm
Peso 5,37g | RL | Espessura 4mm
Botão
N.I. 188
Botão da Real Força Aérea | Coroa em cima
Em latão | Águia em baixo | CHENEY B'HAM
COUNT & SON, LONDON | Diâmetro 23mm
Peso 6,37g | Espessura 4mm
Botão
N.I. 189
Botão da Real Força Aérea | Coroa em cima
Em latão | Águia em baixo
Diâmetro 23mm
Peso 6,37g | Espessura 4mm
Botão
N.I. 190
Botão da Real Força Aérea Canadiana | Coroa em cima
Águia em baixo. CARR | Em latão
Diâmetro 23mm | Peso 8,37g
Espessura 4mm
Botão
N.I. 191
Botão da Real Força Aérea Canadiana | Coroa em cima
Águia em baixo. CARR | Coroa em cima
Em latão | Águia em baixo
Diâmetro 23mm
Peso 1,89g | Espessura 4mm
Placa metálica | Em latão
N.I. 192
AICRAM RADIO RECIEVER | TYPE RA1B SER NO.4513 FREQUENCY RANGE
CYCLES 150-1.5 AND 1.00 - 150 MEGACYCLES | BANDS - MEGACYCLES
I - 150-315 IV 130 - 3.7 | II **680 V 8.7 - 15.0
III 650 - *** VI - 7.5 - 15.0
BENDIX RADIO CORPORATION | USA | PATENT NOTICE INSIDE
Dimensões 78 X 52 X 4mm
Peso 1,89g | Espessura 4mm
Peça metálica | Em aço inoxidável
N.I. 193
Agradecimentos
Ao João António Petronilho, por ter guardado durante tantos anos e com um carinho especial, estes objetos.
À dona Maria de Lurdes, pelo depoimento público prestado.
Ao senhor Fernando Cruz, pelo depoimento público prestado.
Ao senhor Alier, pelo depoimento prestado e pela disponibilidade de nos ter levado ao local onde se deu o acidente.
Ao senhor Eduardo Maduro, pela oferta da peça que pertenceu ao avião acidentado.
Ao senhor Artur Fresco, pelo depoimento no dia da inauguração do monumento à tripulação.
À senhora Mafalda Caetano, pela ajuda prestada, pelos documentos fornecidos e pela gravação do depoimento da sua avó.
Ao Pedro Laranjeiro e ao Carlos Saramago, pelo acompanhamento na aventura da identificação do local onde se deu o acidente.
João F. Alcaide, arqueólogo
Mestre florestal, José Mendes d'Oliveira
Mestre florestal José Mendes d'Oliveira
Medalha atribuída por serviços prestados
Carteiro de primeira, Manuel Miranda Rolo
Manuel Miranda Rolo d'Oliveira, carteiro de primeira
Diploma de funções públicas
Testemunhas do acidente que se deslocaram ao local
Maria de Lurdes, filha de Manuel de Miranda Rolo
Fernando Cruz
"Nunca, no campo do conflito humano, tantos deveram tanto a tão poucos"
Winston Churchill, 20 de agosto de 1940.