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Exposição Lockheed Hudson Fk791

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Imagem de aviao

Esta secção do arquivo é dedicada exclusivamente à investigação e documentação do acidente aeronáutico ocorrido em Ermida, no dia 6 de março de 1944. O trágico acidente resultou na perda de três membros da tripulação a bordo do Lockheed Hudson FK791. A aeronave efetuava um voo regular entre Portreath, Reino Unido, e a Base Aérea das Lajes, nos Açores, com uma escala planeada em Gibraltar.

Este é provavelmente o acidente aeronáutico menos documentado ocorrido em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Os jornais nacionais, como seria de esperar, dado o alegado estatuto de neutralidade portuguesa no conflito, não fizeram qualquer menção a tais incidentes. A situação não foi melhor nos jornais regionais: o único existente na altura, A Razão, tinha cessado a sua publicação em 1935. O jornal ativo mais próximo da região de Mira era o Diário de Coimbra, que, até hoje, não encontrou qualquer referência ao acidente nos seus arquivos históricos.

Durante a investigação, uma das primeiras informações descobertas, senão mesmo a primeira, foi que o acidente ocorreu a 6 de março de 1944. Uma aeronave da Real Força Aérea Britânica, um Lockheed Hudson IIIA com a matrícula FK791, pertencente ao Esquadrão n.º 269 do Comando Costeiro, despenhou-se em Ermida. No início da guerra, a missão deste comando era patrulhar as zonas costeiras, tendo posteriormente sido destacado para a Islândia, com o objetivo de detetar e afundar submarinos alemães. Em março de 1944, o esquadrão encontrava-se sediado nos Açores, realizando vigilância meteorológica e operações de busca e salvamento marítimo, até à sua desativação a 10 de março de 1946.

O avião que se despenhou em Ermida seguia de Portreath, no sudoeste de Inglaterra, para a Base Aérea das Lajes, nos Açores, com uma escala programada em Gibraltar. Enquanto sobrevoava a Baía da Biscaia, a aeronave foi apanhada por uma trovoada que danificou o motor esquerdo. Em consequência, David Duncan McPetrie, piloto inglês, ordenou à tripulação: George Gordon McLean, navegador australiano; Philip Arthur Gallop, operador de rádio e artilheiro canadiano; e Walter Edward Potwarka, também operador de rádio e artilheiro canadiano, que colocasse os paraquedas.

À medida que a aeronave se aproximava da região de Mira, sofreu uma avaria total do motor, levando a tripulação a lançar um bote insuflável, parte do equipamento de emergência destinado ao salvamento de náufragos, na Lagoa de Mira. Nesse momento, o tripulante canadiano Walter Edward Potwarka saltou de paraquedas da aeronave, tornando-se o único sobrevivente do acidente. Segundo relatos, foi resgatado por um pescador que se encontrava na lagoa.

Acredita-se que o piloto tenha tentado virar a aeronave de regresso para norte, mas, após a avaria do segundo motor, perdeu o controlo. A aeronave acabou por despenhar-se a sul de Ermida, por volta das cinco horas da manhã.

De acordo com testemunhos de moradores sobreviventes de Mira que se deslocaram ao local na altura, Maria de Lurdes Costa (Cential, 1926), Fernando Cruz (Mira, 1931), Alier Domingues Gonçalves (Ermida, 1937), bem como Artur Fresco (Lagoa, 1936), a aeronave sobrevoou o concelho de Mira já em chamas e foi avistada a partir de várias localidades. Durante o seu voo final, largou equipamento de salvamento marítimo sobre a Lagoa de Mira antes de se despenhar na mata do Pinhal do Canto do Mato, situada em Ermida.

Foi também sobre a Lagoa de Mira que o único sobrevivente, Edward Potwarka, saltou de paraquedas da aeronave, acabando enredado numa árvore. Vários relatos indicam que foi ouvido por pescadores que se encontravam na lagoa naquele momento. Posteriormente, Potwarka foi conduzido à aldeia do Cential, à casa de Manuel Miranda Rolo, carteiro de primeira, onde lhe foram oferecidos café e broa de milho.

Para auxiliar na comunicação, foi chamado o escritor e antigo combatente da Grande Guerra, Maia Alcoforado (Panoias, 1899 – Mira, 1974), fluente em inglês. Potwarka foi depois escoltado para o posto florestal local, onde foi entregue às autoridades portuguesas.

Os artefactos aqui apresentados foram preservados pelo Guarda Florestal Mendes, residente na Casa Florestal da Lagoa, local para onde foram transportados os restos da aeronave acidentada. O destino posterior da aeronave permanece desconhecido. Na altura, era prática comum que equipamentos militares irrecuperáveis fossem doados a instituições de solidariedade locais (Misericórdias), que os vendiam como sucata para angariar fundos.

Parte desta coleção foi posteriormente doada a João António Miranda Petronilho, que a guardou até a entregar ao município. O último item desta coleção, registado sob o número de inventário 193, foi cedido por Eduardo Maduro, um morador local de Mira que recolheu a peça no próprio dia do acidente.

Imagem 1

Embelema do esquadrão 269

Imagem 2

David Ducan McPetrie

Piloto

Imagem 3

Gerorge Gordon McLean

Navegador e operador de armas

Imagem 4

Philip Arthur Gallop

Navegador e operador de armas

Imagem 5

Walter Edward Potwarka

Navegador e operador de armas

Planos do Lockheed Hudson

Imagem 8

Plano de voo

A verde o plano original

A vermelho a rota percorrida

Imagem 9

Livro de registo de operações

Imagem 10

Lista da tripulação do FK791

Imagem 11

Registos de voo de David Duncan McPetrie

Imagem 11

Anúncio da morte de P. A. Gallop

Imagem 12

Diploma para o serviço em funções públicas

Manuel Rolo

Imagem 13

Circular confidencial nº 4/44

Posto da guarda fiscal de Palheiros da Costa

ao comandante do porto da Figueira da Foz

dando conta da posse de um pára-quedas

pertencente ao avião

Imagem 14

Circular confidencial Nº 4/44

Posto Fiscal Palheiros da Costa

à captania do Porto da Figueira da Foz

dando conta da posse do achamento de um pára-quedas

pertencente ao avião FK791

Imagem 15

Registo de sepulturas

Cemitério St. James

Porto

Imagem 16

Locheed Hudson

Lançamento de salva-vidas

warhistory.org

Imagem 17

Reconstituição do acidente

sobre a Lagoa de Mira

Imagem gerada por IA

Chapa metálica redonda

N.I. 172

C55628, Bendix radio, SER. NO. 2327,

28 VOLTS | Diâmetro de 40mm

Espessura 10mm | Peso 15,88g

Imagem 173

Chapa metálica em latão,

N.I. 173

Medidas 50 x 31 x 0,1mm

Peso 7,25g

Imagem 174

Chapa metálica em alumínio I

N.I. 174

AAM com coroa no meio das duas letras.; TYPE RA-1B; REF.NO. 110D/303

TYPE 3611B; REF.NO. 11OU-36

Medidas 38 x 19 x 0,1mm

Peso 0,86g

Imagem 175

Chapa metálica em alumínio II

N.I. 175

AM com coroa no meio das duas letras.

TYPE RA-1B; REF.NO. 110D/303

Medidas 38 x 19 x 0,1mm

Peso 0,86g

Imagem 176

Chapa metálica redonda, com a inscrição,

N.I. 176

Bendix

Diâmetro de 20mm | Espessura 2mm

Peso 5,90g

Imagem 177

Chapa metálica

N.I. 177

Cambridge instrument Co Inc.

INSTR: NO: 069119 | PART. NO. 8500-10

TYPE D-1 | D.C. VOLTS 24

ENG MFR wrigth

ENGTYPE GR-1820-G205AOCTAE RATING 90

INDICATOR UNIT | MADE IN USA

Medidas 52 x 31 x 2mm

Peso 3,40g

Imagem 178

Peça metálica em latão

N.I. 178

Comprimento 82mm | Largura 8mm

Peso 2,56g | Espessura 0,1mm

Imagem 179

Peça metálica em latão, ilegível

N.I. 179

Comprimento 32mm | Largura 8mm

Peso 1,1g | Espessura 0,1mm

Imagem 180

Relógio de bolso Vitória

N.I. 180

Diâmetro 45mm | Peso 54,39g

Espessura 13mm

Imagem 181

Placa de identificação militar

N.I. 181

Comprimento 38mm | Largura 31mm

Peso 6,5g | Espessura 1mm

Imagem 183

Placa de identificação militar

N.I. 183

SGT Philip A. Galop | R99533

Comprimento 38mm | Largura 22mm

Peso 4,86g | Espessura 0,1mm

Imagem 184

Peça metálica

N.I. 184

Comprimento 46mm | Largura 23mm

Peso 4,97g | Espessura 0,1mm

Switch Unit | Type 35

1910 FB/155 | A M | Serial N 63430

Imagem 185

Bala

N.I. 185

Comprimento 30mm | Diâmetro 10.5mm

Peso 8,28g | RL

42*** | 082

Imagem 186

Botão

N.I. 186

Botão da Real Força Aérea | Coroa em cima

Em latão | Águia em baixo | Y6-224

Diâmetro 25mm | Peso 2,87g | RL

Espessura 6mm

Imagem 187

Botão

N.I. 187

Botão da Real Força Aérea | Coroa em cima

Em latão | Águia em baixo | JR

COUNT & SON, LONDON | Diâmetro 23mm

Peso 5,37g | RL | Espessura 4mm

Botão

N.I. 188

Botão da Real Força Aérea | Coroa em cima

Em latão | Águia em baixo | CHENEY B'HAM

COUNT & SON, LONDON | Diâmetro 23mm

Peso 6,37g | Espessura 4mm

Botão

N.I. 189

Botão da Real Força Aérea | Coroa em cima

Em latão | Águia em baixo

Diâmetro 23mm

Peso 6,37g | Espessura 4mm

Botão

N.I. 190

Botão da Real Força Aérea Canadiana | Coroa em cima

Águia em baixo. CARR | Em latão

Diâmetro 23mm | Peso 8,37g

Espessura 4mm

Botão

N.I. 191

Botão da Real Força Aérea Canadiana | Coroa em cima

Águia em baixo. CARR | Coroa em cima

Em latão | Águia em baixo

Diâmetro 23mm

Peso 1,89g | Espessura 4mm

Placa metálica | Em latão

N.I. 192

AICRAM RADIO RECIEVER | TYPE RA1B SER NO.4513 FREQUENCY RANGE

CYCLES 150-1.5 AND 1.00 - 150 MEGACYCLES | BANDS - MEGACYCLES

I - 150-315 IV 130 - 3.7 | II **680 V 8.7 - 15.0

III 650 - *** VI - 7.5 - 15.0

BENDIX RADIO CORPORATION | USA | PATENT NOTICE INSIDE

Dimensões 78 X 52 X 4mm

Peso 1,89g | Espessura 4mm

Peça metálica | Em aço inoxidável

N.I. 193

Agradecimentos

Ao João António Petronilho, por ter guardado durante tantos anos e com um carinho especial, estes objetos.

À dona Maria de Lurdes, pelo depoimento público prestado.

Ao senhor Fernando Cruz, pelo depoimento público prestado.

Ao senhor Alier, pelo depoimento prestado e pela disponibilidade de nos ter levado ao local onde se deu o acidente.

Ao senhor Eduardo Maduro, pela oferta da peça que pertenceu ao avião acidentado.

Ao senhor Artur Fresco, pelo depoimento no dia da inauguração do monumento à tripulação.

À senhora Mafalda Caetano, pela ajuda prestada, pelos documentos fornecidos e pela gravação do depoimento da sua avó.

Ao Pedro Laranjeiro e ao Carlos Saramago, pelo acompanhamento na aventura da identificação do local onde se deu o acidente.

João F. Alcaide, arqueólogo

Mestre florestal, José Mendes d'Oliveira

José Mendes d'Oliveira

Mestre florestal José Mendes d'Oliveira

Medalha atribuída

Medalha atribuída por serviços prestados

Carteiro de primeira, Manuel Miranda Rolo

Manuel Miranda Rolo

Manuel Miranda Rolo d'Oliveira, carteiro de primeira

Diploma

Diploma de funções públicas

Testemunhas do acidente que se deslocaram ao local

Maria de Lourdes

Maria de Lurdes, filha de Manuel de Miranda Rolo

Fernando Cruz

Fernando Cruz

"Nunca, no campo do conflito humano, tantos deveram tanto a tão poucos"

Winston Churchill, 20 de agosto de 1940.