08 de Maio de 2024

Mira celebrou Meio século de Liberdade

Mira assinalou de forma marcante e significativa os 50 anos do 25 de abril, honrando o legado da data histórica que marcou Portugal. As celebrações tiveram início com um comovente tributo aos ex-combatentes da Grande Guerra, marcado pela deposição de uma coroa de flores junto ao monumento no Jardim do Visconde.

Seguiu-se a sessão solene no Atrium Mira, onde tomaram da palavra os líderes das bancadas com presença na Assembleia Municipal, Augusto Miranda (Chega), Maria José Silva (PS) e Lurdes Mesquita (PSD), bem como os presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara, Nelson Maltez e Artur Fresco, respetivamente. De seguida foi concedida a Medalha de Ouro Municipal aos membros da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Mira em maio de 1974, Álvaro Carvalho, Narciso Patrão António e Fernando Fernandes Rico (estes dois últimos a título póstumo), reconhecendo o seu papel na edificação do novo Portugal pós-25 de abril.

À tarde, o Jardim do Visconde foi palco do inspirador Concerto "Venham + 50", que reuniu mais de 100 músicos das bandas filarmónicas Ressurreição de Mira e União Músicos de Mira, bem como das tocatas dos ranchos folclóricos do concelho, o coro comunitário e outros convidados especiais. Foi uma celebração emocionante da música e da cultura local, destacando o rico património artístico de Mira.

“Estas comemorações foram um tributo àqueles que moldaram o Portugal contemporâneo após o 25 de abril, testemunhando a gratidão e o compromisso de Mira com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Que esta celebração inspire todos a preservar e defender os valores que tornaram possível a democracia que hoje desfrutamos, mantendo viva a chama da esperança e da solidariedade em Mira e em todo o mundo” referiu o Presidente da Câmara Municipal, Artur Fresco.

O Municipio de Mira agradece a presença de todos os envolvidos nas cerimónias oficiais de celebração dos 50 anos de abril.