28 de Setembro de 2022

Está aqui

Mira assinala Dia Internacional da Limpeza Costeira

Mira assinala o Dia Internacional de Limpeza Costeira com uma iniciativa de recolha de lixo nos areais da Praia de Mira e da Praia do Poço da Cruz, na próxima sexta, dia 23 de setembro.

Todos os anos, no terceiro sábado de Setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira. Em 2020, no âmbito desta iniciativa o Programa Bandeira Azul organiza duas limpezas de praia.

O Dia Internacional da Limpeza Costeira iniciou-se há mais de 30 anos, nos EUA, com o objetivo de juntar um grupo de pessoas, na altura cerca de 2000 voluntários, para recolher e documentar o tipo de lixo que se aglomera nas zonas costeiras. Estes dados serviram depois para perceber e sensibilizar as pessoas para o problema do lixo marinho e para dar início a uma extensa campanha de sensibilização para a proteção dos oceanos. 

Em 30 anos esta iniciativa transformou-se num evento anual, presente em mais de 100 países, juntando voluntários das mais diversas áreas com o propósito de chamar a atenção e movimentar pessoas a tomarem uma ação participativa em prol do ambiente.

Desde 2020 que o Programa Bandeira Azul se associa à iniciativa da Fundação Oceano Azul que decidiu promover o Dia Internacional de Limpeza Costeira, transformando este dia numa semana completa divulgando as limpezas de praia organizadas por diferentes Associações e Movimentos. 

A atividade em Mira é aberta ao público, com encontro marcado para as 9h30, junto à estátua do pescador na Praia de Mira.

A iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municipal de Mira, a Adamastor - Associação de Nadadores Salvadores de Mira, a Junta de Freguesia da Praia de Mira e o MoverMira 4G – CLDS, com o apoio da SUMA e dos operadores da Arte Xávega da Praia de Mira.

“Todos os anos temos o especial cuidado de ter as nossas praias sempre limpas, pelo que esta iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar os habituais utilizadores das nossas estâncias balneares para a importância de respeitar os areais e o oceano”, sublinhou Raul Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Mira, um entusiasta deste tipo de ações.

Junte-se a esta ação de limpeza. 

Participe num movimento global que visa a preservação e proteção do nosso oceano e planeta.