O Concelho de Mira possui uma área de, aproximadamente, 124km² integrando quatro freguesias que dividem administrativamente o concelho: Carapelhos, Mira, Praia de Mira e Seixo, tal como se pode observar na Figura n.º 1. O concelho pertence à sub-região Região de Coimbra (NUT III) -a qual corresponde de "grosso modo" ao Distrito de Coimbra, integrando ainda o concelho da Mealhada (distrito de Aveiro) e de Mortágua (distrito de Viseu) - e localiza-se na parte sul da Região Centro (NUT II), mais concretamente no distrito de Coimbra, entre as cidades de Aveiro (a norte), da Figueira da Foz (a sul) e de Coimbra (a nascente). Faz ainda parte integrante de uma vasta área que engloba a Ria de Aveiro.
Concretamente, o concelho de Mira encontra-se delimitado a norte pelo concelho de vagos, a nascente e a sul pelo concelho de Cantanhede e a poente pelo Oceano Atlântico.
Integra ainda a Região da Gândara, designação atribuída, com base nas características territoriais do início do século - região plana em que os terrenos são arenosos e com pouca produtividade agrícola (Lopes et al., 2007).

ACESSIBILIDADES
A localização geoestratégica do concelho de Mira no Centro Litoral, próximo dos principais corredores estruturais de desenvolvimento do território nacional, integrando-o no sistema policêntrico do litoral da Região Centro, de onde se destacam os polos urbanos de Aveiro. Coimbra e Figueira da Foz, leva a que se observe a sua integração nas principais redes de fluxos do sistema urbano nacional.
Neste sentido, o principal eixo viário de âmbito nacional, e que atravessa o concelho de Mira no seu sector Oriental, é a A17/IC1 (Autoestrada Aveiro – Marinha Grande), que se assume relevante a nível regional, facilitando as ligações rápidas às cidades de Aveiro a Norte (logo à grande área metropolitana do Porto), onde estabelece a ligação à A25, como também, as cidades da Figueira da Foz e Leiria a Sul, permitindo deste modo, a ligação a vários eixos estruturantes, nomeadamente à A14, ao IC8 e à A8 (Autoestrada do Oeste), integrando este território nos principais eixos viários nacionais.
Por seu turno, de nível hierárquico inferior, destacam-se as EN109, EN234 e EN334, fundamentais nas mobilidades inter/intramunicipais. A EN109, atravessa o concelho de Mira no sector central numa direção longitudinal e destaca-se pelas ligações que possibilita, sobretudo, com os concelhos limítrofes de Vagos e Cantanhede (ao setor ocidental), sendo que, ao nível das mobilidades internas, esta via permite a interligação entre a freguesia de Seixo e a sede de concelho.
Importante nas ligações ao concelho de Cantanhede, a EN234 com início em Mira representa a principal ligação a Cantanhede, possibilitando a ligação à A1, a qual se assume como principal corredor estruturante do território nacional, ao dar resposta aos fluxos entre Lisboa e Porto. A EN334, com um traçado transversal, assume especial importância, uma vez que liga entre si principais lugares e aglomerados populacionais do concelho, nomeadamente as freguesias da Praia de Mira, Mira (sede de concelho) e Carapelhos.
No setor Ocidental, as EM591, EM591-1, são vias importantes na freguesia da Praia de Mira, ao estabelecer as ligações entre os lugares de Praia de Mira, Barra de Mira e Areão.
