27 de Fevereiro de 2021

Bnadeira Azul e Praia Acessível

Recolha Indiferenciada de Resíduos Sólidos Urbanos

Os resíduos sólidos urbanos indiferenciados produzidos no Concelho de Mira são da responsabilidade da Câmara Municipal e Da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, SA - www.ersuc.pt. Esta empresa é a responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos produzidos neste Município, realizando a recolha, o transporte e a deposição dos mesmos no aterro sanitário da Figueira da Foz (Gala).

Para a deposição dos resíduos sólidos urbanos indiferenciados, os munícipes dispõem de contentores destinados para o efeito e com uma capacidade de 800 L ou 1200 L. Para além destes, ainda dispõem de papeleiras destinadas à deposição de resíduos sólidos produzidos na via pública. É da responsabilidade da Câmara Municipal a distribuição desses contentores pelos diversos aglomerados urbanos do Concelho.

Dias de recolha dos resíduos indiferenciados no Município de Mira:

Todos os dias da semana – Mira (incluindo Areal e Centeal), Casal de São Tomé, Lagoa, Portomar, Cabeço de Mira e Praia de Mira.

Segunda, Quarta e Sexta-feira – Lagoa, Barra de Mira, Areão de Mira, Seixo de Mira, Cabeças Verdes (incluindo Marco Soalheiro) e Estrada Nacional 109 no Concelho de Mira.
Terça-feira, Quinta-feira e Sábado – Presa, Valeirinha (incluindo Casal do Sobreiro), Marco Soalheiro, Carapelhos, Corticeiro de Baixo, Arneiro, Leitões, Ramalheiro, Lentisqueira, Colmeal, Cavadas, Corujeira, Ermida e Carromeu.
Terça e Quinta-feira – Zona Industrial de Mira.

Regras de utilização dos contentores:
- Deposite sempre o lixo dentro do contentor e em sacos plásticos devidamente fechados (no caso do contentor se encontrar cheio, guardar o lixo em casa, depositando-o no dia seguinte);
- Deixe o contentor sempre fechado;
- Não desloque o contentor do local estabelecido;
- Não coloque publicidade e não danifique o contentor;

Resíduos que não devem ser colocados nestes contentores:
- Materiais recicláveis (embalagens de vidro, plástico, metal, cartão e papel, exceto se contaminados);
- Eletrodomésticos;
- Pneus e sucatas;
- Colchões e mobiliário;
- Entulho;
- Ramos de árvores e restos de relva.

Todos os resíduos de grandes dimensões aqui citados, devem ser sujeitos aos procedimentos de deposição descritos na seção de “Recolha de monstros”.

SE O AMBIENTE QUER AJUDAR ENTÃO BASTA COLABORAR.

JUNTOS PODEMOS FAZER TODA A DIFERENÇA.