30 de Maio de 2024

Está aqui

Gestão de Resíduos Urbanos

Os RU indiferenciados (domésticos ou domésticos equivalentes) produzidos no concelho de Mira são da responsabilidade de gestão da Câmara Municipal (Entidade Gestora - EG em baixa), quando a produção máxima, por utente, não ultrapasse os 1.100 Litros/dia (Alojamentos servidos em 2021: 7.538 – INE).

Nesses casos, os RU indiferenciados são depositados ou acondicionados e recolhidos por proximidade em cerca de 880 contentores de superfície, com capacidade de 800 Litros, embora, de maior volume, existem equipamentos enterrados e semienterrados.

Em 2022 foram recolhidos, transportados a tratamento um total de 7034 toneladas de RU, um aumento de 2% face a ano anterior. Do total, 6097 Ton. foram indiferenciados e 789 Ton. diferenciados.

Em Mira (pop.:12.127 hab. INE), a produção média por habitante foi de 581,6 Kg/ano ou 1,59Kg/dia, ligeiramente acima da média nacional. A capacidade total instalada de acondicionamento RU em equipamentos foi de 737m3, mais 10% face a 2021.

 

Com marcação prévia, a Câmara Municipal dispõe do serviço gratuito de recolha porta-a-porta de RU volumosos e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE). A recolha é realizada por empresa especializada contratada.

Esta recolha de RU «monos ou monstros» destina-se a mobiliários e eletrodomésticos comuns usados em habitações.

A recolha é semanal, efetuada às 6ª feiras.

Efetuar marcação prévia para 239 161 073 (SUMA), indicando «monstros» a recolher (chamada para a rede fixa nacional).

 

 

Consultar Programa de Educação e Sensibilização Ambiental: “Caça aos Monstros”

As recolhas e transportes de RU são efetuados por companhia especializada no setor, contratada pela EG. Desde 2020 que a prestação desses serviços é efetuada pela empresa SUMA, SA (https://www.suma.pt).

As recolhas de RU nos equipamentos públicos são feitas ao início da manhã (circuito 1) e ao final da tarde (circuitos 2, 3 e 4), de acordo com circuitos abaixo definidos:

 

Localidades e Locais do Concelho, Circuitos RU e Dias de Recolha RU Indiferenciados
(Confirme horário de recolha local e deposite os RU, em saco fechado, no contentor sempre antes do serviço)
CIRCUITO 1
(TODOS OS DIAS)

VALEIRINHA (VIA PRINCIPAL), MIRA, LAGOA, PRAIA DE MIRA, VIDEIRA DO SUL, MIRAVILLAS E MIRAOÁSIS, BARRA DE MIRA E AREÃO DE MIRA

CIRCUITO 2
(SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA)

CASAL DE SÃO TOMÉ, CENTIALAREAL, CARROMEU (“DE CIMA”), MIRA, LAGOA, PORTOMAR, CABEÇO DE MIRA, SEIXO, CABEÇAS VERDES, ZONAS INDUSTRIAIS POLO 1 E POLO 2 (SEIXO) E MARCO SOALHEIRO

CIRCUITO 3
(TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SÁBADO)

LEITÕES, LENTISQUEIRA, COLMEAL, CAVADAS, CORUJEIRA, ERMIDA, RAMALHEIRO, ZONA INDUSTRIAL DO MONTALVO (RAMALHEIRO), CARROMEU, CASAL DE SÃO TOMÉ, VALEIRINHA, CASAL DO SOBREIRO, PORTOMAR, CABEÇO DE MIRA, PRESA, CARAPELHOS, CORTICEIRO DE BAIXO, CABEÇO REDONDO PEQUENO E ARNEIRO

CIRCUITO 4 (reforço de verão)
(TODOS OS DIAS DE 1 JUNHO A 30 SETEMBRO)

PRAIA DE MIRA, LAGOA, CENTRO DE MIRA, CENTRO DO SEIXO, CENTRO DO CARAPELHOS, EN109 (ERMIDA, CARROMEU, MIRA, PORTOMAR, CABEÇO, SEIXO) E ANTIGA EN334 (CORTICEIRO DE BAIXO, PRESA E VALEIRINHA)

 

Após recolha, os RU indiferenciados são transportados a destino final autorizado para o devido tratamento/ valorização - Centro Integrado de Tratamento e Valorização de RSU, situado em Vil de Matos, Coimbra, sob gestão da ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro (EG em alta - https://ersuc.pt/)

 

Resíduos Urbanos de Embalagem ou RU de Valorização ou de Recolha Seletiva

A deposição de RU diferenciados é feita por proximidade nos ecopontos existentes, distribuídos pelo concelho em 79 ecopontos (ver localizações).

Cada ecoponto é compostos por 3 contentores de superfície de 2.500Litros, diferenciados para a deposição seletiva de embalagens de papel/cartão (azul), de vidro (verde) e de plástico ou metal (amarelo). Ainda existem ecopontos/equipamentos enterrados ou semienterrados, geralmente, com maior capacidade de acondicionamento (de 1, 3 a 5 m3).

Em 2022, a capacidade total de acondicionamento nesses equipamentos era de 584m3 e, o total da recolha RU diferenciada foi de 789 Toneladas, correspondente a 12,9% do total de RU recolhidos.

As recolhas e os transportes a destino final dos RU de valorização são da responsabilidade de gestão da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro (EG em baixa e alta). Têm uma frequência de recolha quinzenal ou, menor, dependente do enchimento e época do ano.

A ERSUC ainda efetua o serviço de recolha RU de valor, no sistema porta-a-porta, no setor Horeca (hotéis, restauração e cafés) e em determinados produtores cujo volume o justifica. As recolhas têm dias dedicados (ao cartão, vidro e plástico/metal) e, fundamentalmente, em Mira e na Praia de Mira.

Para pedidos, sugestões ou reclamações contacte:
“linha da reciclagem” - 800 911 400
Mais informações em:

 

Para acondicionamento temporário de RU domésticos especiais (p.e.: RU «volumosos» e RU «verdes», que não se podem depositar em contentores ou locais públicos) a Câmara Municipal dispõe de uma pequena infraestrutura designada de Centro Circular de Resíduos – Mira (CCR-Mira). Este depósito temporário de RU diferenciados situa-se na Valeirinha, na rua da Ponte do Canha, ao lado dos armazéns municipais.

Qualquer residente no concelho, produtor de RU domésticos ou equivalentes, pode até aí transportar e depositar os seus RU, até à quantidade 1,1m3/dia, as seguintes tipologias de RU:

  • Resíduos biodegradáveis (aparas de relva e podas de jardins e quintais, devidamente acondicionados);
  • Resíduos de construção e demolição (RCD) de obras de escassa relevância, autorizadas pela Câmara;
  • Madeira de mobiliário, paletes e aglomerados;
  • Monstros metálicos e não metálicos;
  • Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE de pequena e de grande dimensão);
  • Pilhas e acumuladores de pequena dimensão.

 

Consultar sensibilização / lista de RU autorizados / não autorizados no CCR Mira

Consultar ficha de inscrição / lista de RU autorizados no CCR Mira

 

Para acondicionamento e recolha de OAU existem equipamentos (“oleões”) disponíveis nas seguintes localidades/locais e escolas do concelho:

  • Mira (rua Marquês de Pombal, próximo do “Copa´s bar”)
  • Mira (estacionamento “Intermarché” – equip/ privado p/ uso público)
  • Praia de Mira (rua Zé da Vala, junto a ecoponto e Extensão Saúde)
  • Seixo (rua Padre Real, junto ao ecoponto e Parque de S. João)
  • Carapelhos (rua das Escolas, junto aos contentores RU e Pré-escola)
  • Portomar (rua do Falhamim, junto ao ecoponto e largo 5 de Outubro)
  • Presa (rua Direita, junto ao ecoponto e largo de S. Miguel)
  • Lagoa (rua Central Sul, junto ao ecoponto e escola do 1º ciclo)
  • Casal S. Tomé (rua da Barragem, junto ao ecoponto e “Café Cebola”)
  • Oleões de 120L nas Escolas do 1ª ciclo de Mira, Praia de Mira, Cabeças Verdes, Carapelhos, Portomar, Lagoa, Casal de São Tomé e Lentisqueira (para uso da comunidade escolar)
  • Oleões de 120L na Escola do 2ª Ciclo e Escola Secundária de Mira (para uso de toda a comunidade escolar)

 

 

Acondicionamento OAU em garrafas ou em garrafões de plástico, devidamente fechados e depositados nos oleões.

 

 

Qual o “Ecoponto” mais próximo da sua localização? Ver AQUI.

Onde se encontra o “Centro Circular de Resíduos de Mira”? Ver AQUI

Sugestões e/ou reclamações sobre os RU – Ver AQUI