20 de Outubro de 2020

 

 

 

Bnadeira Azul e Praia Acessível

 

 

Está aqui

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Mira, inaugurada a 17 de Julho de 1995, é um espaço cultural destinado a servir toda a população do Concelho, nas suas variadas vertentes culturais e documentais.

É constituída por um espólio documental direcionado ao público adulto, mas também infanto-juvenil, para consulta no local ou requisição, e apresenta as seguintes áreas de acesso ao público:

  • Sala de leitura de adultos;
  • Sala de leitura infanto-juvenil
  • Espaço lúdico para infância
  • Espaço internet do município; 
  • Sala polivalente dedicada a apresentações literárias, saraus culturais, encontros com escritores, formação, etc.

 

Com ótima localização no centro da Vila de Mira, junto das Escolas e Jardim Municipal, apresenta-se como um recurso/equipamento cultural multifacetado e, em articulação com diversos parceiros, desenvolve dinâmicas de realce na comunidade.

Conta já com mais de 4500 utentes inscritos, sendo que, dada a sua proximidade aos estabelecimentos escolares do 1º ciclo de Mira, 2º Ciclo e Secundária do Concelho, este equipamento municipal é um local muito procurado pelos estudantes destes estabelecimentos escolares no período escolar.

Fazendo parte da Rede de Bibliotecas do concelho, mantém o seu catálogo interligado com o das bibliotecas escolares, assim como, tem apoiado as mesmas na sua informatização documental e intercâmbios culturais. Há mais de 10 anos que “leva” o programa "Maré de Livros" a todas as escolas e pré-escolas do Concelho que consiste num baú de livros para cada turma e colabora na organização do Concurso Literário Jovem.

A Biblioteca Municipal de Mira desenvolve um contacto próximo com outras instituições do concelho, nomeadamente as IPSS’s do concelho, a CerciMira, a Obra do Frei Gil, e o Centro de saúde de Mira, no sentido de desenvolver parcerias lúdico-culturais ou de atividades de sensibilização.

Ao longo do ano, a Biblioteca Municipal é também um espaço onde se realizam várias exposições temáticas, exposições artísticas/artesanato, apresentação de livros, tertúlias literárias, pequenos teatros, a hora do conto entre outros.

Durante a época balnear, tem aberta ao público na Praia de Mira a Biblioteca de Praia, durante os meses de Julho e Agosto.

 

O horário da Biblioteca é o seguinte:

·       Segunda a Sexta das 09h 30 às 13:00 e das 14:00 às 17h30m;

·       Sábado das 09h às 13h e das 14h às 17h