28 de Setembro de 2022

Está aqui

Município de Mira participa na Semana Europeia da Mobilidade

De 16 a 22 de setembro realizar-se-á a 21º edição da Semana Europeia da Mobilidade. O tema deste ano, “Melhores Ligações” procura fomentar sinergias entre pessoas e lugares, aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa.

“Melhores Ligações só serão possíveis através da conexão de 5 pilares: pessoas, lugares, transportes públicos, planeamento e políticas. Nós, em Mira, queremos trabalhar para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos cidadãos”, afirmou Raul Almeida, o presidente da Câmara Municipal.

Os grandes objetivos da Semana Europeia da Mobilidade são: encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade ep proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Nesse sentido, o Município de Mira tem o seguinte programa para os seis dias desta iniciativa:

Todos os dias: sensibilizar a comunidade para privilegiar o uso da bicicleta nas suas deslocações diárias (escola, trabalho, compras ou outros tipos de deslocações).

- Dia 16 de setembro: Assinatura do auto de consignação da empreitada da reabilitação da Rua Óscar Moreira da Silva (Rua do Liceu).

- Dia 17 de setembro: Caminhada “Todos por Todos” do Grupo de Voluntariado Comunitário de Mira - Liga Portuguesa Contra o Cancro, às 16h00, no Jardim do Visconde, Mira.

- Dia 20 de setembro: Aula fitness Sénior, às 09h30, no Jardim do Visconde, Mira, com o apoio CLDS MoverMira 4G-CLDS4G.

- Dia 21 de setembro: Mira Move.te – Caminhadas por Mira, às 18h30, no Jardim do Visconde, Mira.

- Dia 22 de setembro (Dia Europeu Sem Carros): Deixe o Carro em casa! O planeta agradece!. Realização de uma ação de Sensibilização Rodoviária no Agrupamento de Escolas, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Mira e a Seção de Prevenção Criminal da GNR, e uma aula de Jump e Zumba, pelas 18h00, no Jardim do Visconde, Mira, com o apoio FITME 3070 GIMBOX.

A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE é a principal campanha de sensibilização da Comissão Europeia sobre a mobilidade urbana sustentável. Promove mudanças comportamentais em favor da mobilidade ativa, transporte público e outras soluções de transporte limpas e inteligentes.

Agora Combina e Move.te!