16 de Maio de 2024

EXPOSIÇÃO | Assim são os Céus de Mira

Até ao dia 23 de outubro está patente no Palheiros de Mira | Museu e Posto de Turismo da Praia de Mira a exposição fotográfica “Assim são os Céus de Mira”, da autoria de David Nunes.

A exposição, composta por 22 fotografias, pode ser visitada todos os dias (exceto feriados) das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

David Nunes tem o seu interesse pela astronomia desde muito pequeno tendo vindo para Mira em 1992.

Com um grupo de amigos fundou a ASTROEMIR, associação pela qual se desenvolveram diversos projetos que trouxeram algum reconhecimento a nível Nacional. No Observatório que existia na Escola Secundaria em Mira foram mesmo motivo de reportagens na televisão durante a máxima aproximação do Planeta Marte e durante observações de Eclipses Lunares.

Foram também pioneiros em trazer para Portugal o primeiro Planetário Digital portátil com que visitaram muitas Escolas do Pais.

Em 2006 foram convidados para Participar no Internacional Teachers of Space no Space and Rocket Center da NASA em Huntsville, Alabama onde David Nunes se tornou um dos poucos portugueses a efetuar voos de Gravidade Zero.

Com o fim deste projeto, a ASTROEMIR, David Nunes continuou a sua paixão e passou então para a Astrofotografia, algo que sempre o fascinou. Registar o que observava pelas lentes do telescópio. Assim nasceu o projeto individual #centiastro.

Ainda numa fase muito amadora, deseja sobretudo motivar quem gosta de observar o céu a acompanhar o seu processo de aprendizagem.

Assim são os céus de Mira!