28 de Setembro de 2022

Está aqui

Campeonato do Mundo de Columbofilia realiza-se em Mira

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), organiza a 24 de setembro, a partir das 10h30, com o apoio integral da Câmara Municipal de Mira, os Campeonatos Internacionais de Columbofilia - Mira 2022, numa edição que pretende marcar o regresso definitivo à normalidade depois de dois anos de pandemia que tanto afetaram este desporto e que impossibilitou a realização deste tipo de provas.

Deste modo, no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar, Mira, está a ser preparada uma grande festa que, na vertente desportiva conta este ano com os campeonatos do mundo, da europa e nacionais, e ainda um forte cariz de convívio, pensado, acima de tudo, para os columbófilos e suas famílias, mas também para o público em geral.

“O Município de Mira está preparado para receber grandes provas desportivas e a presença deste tipo de ações revitaliza a nossa economia, depois de dois anos de pandemia em que todos estivemos privados de fazer o que mais gostamos”, adiantou Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira, frisando que “a autarquia está do lado da FPC e temos sido um parceiro ativo na realização deste tipo de provas, pelo que este ano fizemos de tudo para que esta competição fosse realizada, mais uma vez, no concelho”.

 Em competição, no dia 24, estão cerca de 1500 pombos de 28 países, que disputam as provas finais do FCI Campeonato do Mundo e Campeonato do Mundo de Jovens, Campeonato da Europa de Columbofilia, nos escalões seniores e juniores, o Grand Prix de Portugal, prova a contar para o Ranking Mundial, o Torneio Ibero Latino-Americano, a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens.

 Tradicionalmente, as provas e campeonatos de Columbofilia, para além de envolverem uma importante componente da prática desportiva, constituem um ponto de encontro, de convívio social, de solidariedade recíproca na troca de experiências e conhecimentos entre milhares de columbófilos e simpatizantes da modalidade, nacionais e internacionais, a que se associam as respetivas famílias.

Na edição dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia - Mira 2022, a FPC pretende reforçar essa tradição e haverá um espaço de atividades para crianças, barraquinhas e animação musical, acabando por ser fundamental, conforme referiu a FPC, o apoio da Câmara Municipal de Mira, bem como dos restantes parceiros (Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ, Benzing, Petcup e Quinta da Lagoa). 

 Os pombos-correio, que têm sido treinados no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova nos últimos meses vão ser soltos em Paderne (Algarve) e percorrer 385 km até Mira, estando a sua chegada prevista para a hora do almoço.

Um pombo-correio pesa entre 425 e 525 gramas, no caso dos machos, e cerca de 480 gramas as fêmeas. É capaz de percorrer, num só dia, distâncias entre os 700 e os mil quilómetros, a velocidades médias superiores a 90 Km/hora. E tudo isto pode ser visto, no dia 24 de setembro, em Portomar (Mira).