02 de Dezembro de 2022

Está aqui

Município de Mira de novo distinguido com o Galardão Bandeira Verde ECOXXI

O Município de Mira recebeu nesta quinta feira, 27 de outubro, o galardão Bandeira Verde ECOXXI 2022, que reconhece o desempenho do Município na construção da sustentabilidade.

A Bandeira Verde ECOXXI 2022 é um estatuto que confere a Mira um reconhecimento e “manifesto de quem não desiste do futuro e que coloca a sustentabilidade no centro das suas estratégias para o desenvolvimento local”.

Para o vereador do ambiente, Bruno Alcaide, “o galardão Bandeira Verde Eco XXI traduz um compromisso, e por isso, só posso estar muito satisfeito por conseguirmos, pelo terceiro ano consecutivo, a atribuição deste galardão”, agradecendo “o empenho e dedicação dos colaboradores na obtenção deste resultado”.

Na cerimónia de entrega do galardão de 2022, que decorreu no Centro Cultural de Ermesinde, foram conhecidos os 53 Municípios portugueses que alcançaram as melhores classificações para a sustentabilidade local. Este ano participaram 59 Municípios portugueses (cerca de 20% dos existentes), uma das maiores participações das 16 edições deste Programa, onde Mira obteve uma avaliação de 67,7%, conseguindo um índice ECOXXI de “Bom”.

Nos 21 indicadores de sustentabilidade ECOXXI, este ano Mira obteve “muito bom” (ou superior a 80%) na “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, “Transparência, Digitalização e Conectividade” e na “Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável”, necessitando de um maior empenho e trabalho no desenvolvimento da “Saúde e Bem-Estar”, “Ordenamento do Território, Espaços Verdes, Planeamento e Requalificação Urbana”; “Gestão e Conservação das Florestas”, “Combate às Alterações Climáticas”, “Mobilidade Sustentável” e na “Qualidade do Ambiente Sonoro”.

“O nosso compromisso é agir já, para termos um território mais sustentável amanhã. É Um Compromisso para quem viva, explore ou visite Mira se sinta integrado e que se reveja numa filosofia de boas práticas ambientais e sociais para a construção de um futuro mais VERDE!” finalizou o vereador Bruno Alcaide.