02 de Dezembro de 2022

Está aqui

Está a chegar o Grande Prémio da Praia de Mira de Motonáutica

A Barrinha da Praia de Mira, vai acolher já este fim de semana, dias 15 e 16 de outubro, o Grande Prémio de Motonáutica da Praia de Mira que inclui o Campeonato Nacional da Aquabike (JetSki e Motas Água) e a Taça de Portugal de Barcos T850, competições sob a égide da Federação Portuguesa Motonáutica (FPM) e que contam com o apoio do Município de Mira e do Turismo do Centro.

O presidente da Câmara de Mira perspetiva a visita de milhares de pessoas ao concelho para o evento de motonáutica, que regressa à Barrinha da Praia de Mira quase quatro décadas depois.

“Esperamos que seja um fim de semana com muita gente, até porque é um regresso muito esperado à nossa Barrinha da Praia de Mira, ao fim de 38 anos. E, por isso, também temos essa expectativa muito elevada, em relação às pessoas que podem vir ver o evento”, disse Raul Almeida.

O Grande Prémio de Motonáutica da Praia de Mira inclui o Campeonato Nacional da Aquabike (JetSki e Motas Água) e a Taça de Portugal de Barcos T850, competições sob a égide da Federação Portuguesa Motonáutica (FPM),

Ao todo, são esperados 30 participantes, distribuídos por 22 JetSki e oito Barcos T850.

As provas de motonáutica, nas disciplinas de aquabike e T850, vão ter um circuito idêntico às últimas provas realizadas naquele local, há 38 anos.

Para o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, trata-se de um evento que leva “novamente o desporto para a Barrinha de Mira e, só por isso, já é motivo de forte atração. É simultaneamente um evento de grande notoriedade e de grande espetacularidade, e isso faz atrair muitos visitantes, muitos espetadores, muitos aficionados deste desporto”.

Pedro Machado frisou que esta iniciativa é um “fator de aumento da notoriedade do Município de Mira, da própria Região de Coimbra nesta modalidade da motonáutica, e é também uma via importante para se poder internacionalizar” a iniciativa.

De acordo com a organização, haverá três mangas na disciplina de aquabike e duas no Barcos T850.

No sábado, a primeira manga no Barcos T850 decorre às 14h00, seguindo-se o início da primeira manga de aquabike.

O dia termina com a animação da banda “Odete”, no palco da Barrinha, às 22h00.

No dia seguinte, o início da segunda manga na disciplina de aquabike decorre pelas 10h00 e o da terceira manga às 14h00.

Já a segunda manga no Barcos T850 acontece pelas 16h30, no domingo.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a partir das 18h00.

A Avenida da Barrinha e a pista ciclopedonal à volta da Barrinha vão estar encerradas nos dias do evento, sábado e domingo, entre as 12h00 e as 18h00.