17 de Junho de 2024

Está aqui

Mira à Mesa

Numa altura em que a gastronomia integra o Património Imaterial da Humanidade, o seu desfrutar e o vivenciar, nas suas diversas dimensões, é, na verdade, uma forma de a difundir como um património vivo e ativo. Ligada ao movimento turístico dos «saberes» e dos «sabores» a gastronomia une-as de maneira harmoniosa e diferente, provocando uma sensação de plena satisfação por todos os sentidos: olfato, paladar, visão e tato.

A gastronomia, que tem servido de símbolo à construção de unidades nacionais e de identidades culturais ao longo da história, constitui ainda hoje um poderoso espólio cultural e identitário à disposição de todos os que dela procuram prazer e experiência. O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência.
Provar, experimentar, saborear e desfrutar dos hábitos alimentares das gentes ligadas a um demarcado território constituem aspetos que determinam o principal interesse pela prática gastronómica em contexto de turismo ou de simples viajante.

Foi com este mote que o Município de Mira decidiu criar um evento gastronómico que valorizasse ao mesmo tempo a gastronomia e a restauração local.

A segunda edição do “Mira à Mesa” tem como objetivo:

  • Valorizar e preservar o Património Cultural, Gastronómico, Antropológico e Social da Região da Gândara, onde Mira se insere plenamente, defendendo e conservando antigas receitas, saberes e sabores locais;
  • Divulgar a riqueza gastronómica da região e a qualidade dos produtos locais, promovendo a qualificação da Restauração;
  • Potenciar, a gastronomia ligada à restauração da região enquanto recurso turístico local;
  • Atrair público ao território em época baixa evidenciando Mira como destino turístico durante todo o ano.

Nos fins de semana de 17, 18 e 19, e 24, 25 e 26 de março de 2023, a Câmara Municipal de Mira convida a degustar a autenticidade da nossa carta gastronómica.