19 de Março de 2024

EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS da Região de Coimbra

O Município de Mira em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mira e com a CIM-RC, está a promover a 5ª edição do programa de Empreendedorismo nas escolas da região de Coimbra. Este programa pretende de criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, permitindo aos jovens em idade escolar, do 1º, 2º e 3º ciclo e ao secundário/profissional, uma experiência real do empreendedorismo.

Ao nível do 1º ciclo, as mascotes do programa empreendedorismo da região de Coimbra, o “Gaspar” e a “Inês”, já visitaram as turmas que previamente se inscreveram para o efeito, neste caso a turma do Professor Luis Balseiro, da EB1 de Mira e a turma da Professora Rosário Manco, da EB1 de Lentisqueira. Preparam-se agora para realizarem as 15 atividades, implícitas no programa e que se desenvolvem em torno da história contada pelo personagem “Gaspar”. Esta personagem, o “Gaspar”, irá percorrer os 19 municípios pertencentes à comunidade intermunicipal da Região de Coimbra, abordando os principais pontos de interesse desta mesma região. Será ainda acompanhado nesta aventura pela mascote “Inês”, pelos professores, sempre com a supervisão de monitores da CIM-RC. No final do desenvolvimento da proposta no município de mira haverá um evento final municipal, que será realizado em junho, em Mira.

Para o 2º ciclo, o programa empreendedorismo, artes e ofícios, que se encontra desenhado e estruturado de forma a explorar e trabalhar as artes e ofícios característicos da região de Coimbra, pretende que as turmas que integrem o projeto apresentem novas formas de trabalhar as artes e ofícios dos setores tradicionais. Pretende-se desta forma que as artes e ofícios dos setores tradicionais adquiriram um novo valor no mercado e, se possível, originem novas oportunidades de negócio. A turma que está a desenvolver o projeto está sob coordenação da Prof.ª Fernanda Paula.

A II Expo Empresas Júnior destina-se às turmas do 3º ciclo pretendendo ser um momento marcante do projeto, em que, a turma sob orientação do Prof.º Carlos Seabra, deverá criar um projeto destinado à venda de um novo produto/serviço, para qualquer setor de atividade.

O 2º e 3 º ciclo irão apresentar em Mira, no dia 13 de março, o trabalho até agora desenvolvido por cada turma e posteriormente estarão representados na final intermunicipal que ocorrerá no dia 26 de maio, na EXPO em Condeixa.

Para o grau secundário/profissional realizar-se-á o concurso municipal de ideias de negócio. Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, proporcionando-lhes uma experiência em ambiente competitivo, promovendo o trabalho em equipa e o espírito de iniciativa e dinamismo. Os Professores Virgílio Marques, Paulo Santos e Ana Ramos acompanharam 4 projetos, agora candidatos ao concurso municipal que decorrerá no auditório da Mira Center, no próximo dia 13 de março. Estes projetos serão avaliados por um júri, constituído pelo Sr. Vereador Dr. Fernando Madeira do Município de Mira, pela Dr.ª Joana Quitério da empresa Quitérios e pela Dr.ª Sónia Santos coordenadora do CLDS M3G Mira Social. Daqui sairá um projeto vencedor, que, por sua vez, representará o Município de Mira na final Intermunicipal, a realizar em Oliveira do Hospital, nos dias 24 e 25 de março.

Desta forma, o programa empreendedorismo conta, no município de Mira, com o envolvimento de 7 professores e 90 alunos, dos vários graus de ensino, que apresentam as suas ideias de negócio.

O Município agradece aos professores, alunos e elementos de júri, envolvidos neste programa e sobretudo ao Agrupamento de Escolas de Mira, sem o qual a participação do município, numa iniciativa tão alargada, não seria possível.