19 de Dezembro de 2018

Está aqui

Sabor de Timor

Sabor de Timor
Um Tributo à Cozinha de Timor Leste
Prefácio de Kay Rala Xanana Gusmão
 

No próximo dia 8 de junho pelas 17h00, será apresentado o livro “Sabor de Timor - Um Tributo à Cozinha de Timor Leste” da autoria do Chef Luís Simões, no Museu Etnográfico e Posto de Turismo da Praia de Mira.

Este é um livro de receitas simples, fáceis de fazer em casa e que levam o leitor a embarcar numa viagem pelos sabores de Timor-Leste. É um livro bilingue, escrito em Português e tétum, ambas línguas oficiais de Timor e que permite que os Povos irmãos de Portugal e de Timor-Leste continuem a estreitar e a reforçar os laços seculares que os unem.
Apesar de Timor-Leste ser o mais jovem Estado do sudeste asiático, o seu Povo é herdeiro de uma cultura milenar que não podia deixar de cativar a atenção e o fascínio do jovem Chef português Luís Simões que aceitou o desafio de redescobrir as técnicas e os sabores da gastronomia timorense e de os importar para o tempo contemporâneo.
Seguindo a melhor tradição da hospitalidade asiática, esta obra começa por propor ao leitor um conjunto de bebidas refrescantes que combinam os sabores e as cores de frutas tropicais ou chás gelados feitos a partir de plantas, folhas ou de singelas cascas de frutas. Seguidamente, propõe-se um conjunto de receitas de sopas, saladas, pratos vegetarianos e deliciosas receitas de peixe e de carne. Finalmente são apresentadas um conjunto de receitas de sobremesa que não deixarão de aguçar a vontade do leitor viajar até Timor-Leste descobrir uma terra e um Povo absolutamente fascinantes e que continua a ser misterioso.
 
Biografia
Luís Simões nasceu em Ponte de Vagos em 1990, mas é na Praia de Mira que passa a sua infância e que o mesmo define como sendo a “sua” terra. Foi ainda em tenra idade que a cozinha se cruzou na sua vida, por necessidade é certo, mas o gosto pela horta, pelos sabores, pelos aromas rapidamente se tornaram a sua principal ocupação.
Com apenas 14 anos, rumou a Coimbra para ingressar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde tirou o curso de Cozinha e Pastelaria. Durante este tempo, viu-se obrigado a crescer e fazer algo mais. A sua curiosidade e vontade de aprender levaram-no a trabalhar simultaneamente aos estudos, em catering e vários hotéis da cidade, em part-time.
Licenciou-se em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e fez Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
No seu percurso podem destacar-se as suas experiências profissionais em grandes grupos hoteleiros como o Ritz Carlton em Tenerife, o Grupo Hilton em Praga e o Grupo Pestana em São Tomé e Príncipe.
A sua última paragem em terras lusas, foi como assistente do Diretor de Operações na Pestana Management, em Lisboa.
Rumou a Timor-Leste para exercer funções de Chefe Executivo no Hotel Novo Turismo, em Díli, espaço que abriu em 2014. Uma verdadeira escola pessoal e profissional e que como o próprio diz, “é um contributo para um jovem país, que para um jovem como eu, dá sentido à minha vida”.
Em 2016, lançou o seu primeiro livro, intitulado “Sabores da Lusofonia”, no qual teve a honra de contar com o prefácio do Laureado Nobel da Paz José Ramos-Horta e cujo objetivo foi dar a conhecer a cultura gastronómica dos vários países da CPLP, com uma imagem mais contemporânea. Este foi reconhecido com o prémio de Best Internacional Cusine Book nos Gourmand World Cookbook Awards 2017 em Yantai, China e recentemente reeditado no Brasil, com o nome “Os Sabores da Língua Portuguesa”. No ano em que lançou o seu primeiro livro cruzou o oceano, a convite da Câmara Brasileira do Livro, para participar na Bienal do Livro de São Paulo, Brasil.
No ano de 2017, foi escolhido para ser a cara e autor de um programa de culinária, na primeira estação de televisão privada de Timor-Leste, na GMN Tv, e desenvolveu o programa “Sabor a Timor”.