20 de Fevereiro de 2024

Está aqui

Programa Praia Acessível - Praia para Todos!

Uma Praia Acessível assegura a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente de possíveis incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

 

galardão Praia Acessível, que se identifica com uma bandeira branca com o símbolo a azul e amarelo, é atribuído anualmente e o número de zonas balneares que o recebem tem vindo a aumentar, refletindo o empenho das entidades locais em dotarem as praias com equipamentos e serviços para serem utilizados por todos.

Desde 2005, ano da implementação deste programa, que a Praia de Mira é a zona balnear do concelho de Mira que vem reunindo e melhorando as suas condições como Praia Acessível, Praia para Todos!

Em 2021 foram distintas  223 zonas balneares (marítimas e fluviais) acessíveis, que possuem estacionamento ordenado e reservado, acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, passadeiras acessíveis na praia, vigilância e assistência a banhistas, posto de primeiros socorros e instalações sanitárias adaptadas para todos.

Tal como a Praia de Mira, algumas das praias acessíveis ainda disponibilizam determinados equipamentos (cadeiras anfíbias ou outros meios) que facilitam a entrada na água e a possibilidade de banho, embora com o necessário auxílio, tal como disponibilizam zonas para banhos de sol com locais de sombra acessíveis.

 

Para saber mais sobre o Programa Praia Acessível:

 

Critérios Técnicos - Praia Acessível