19 de Abril de 2024

Réveillon da Praia de Mira dura três dias

O "réveillon" da Praia de Mira, que terá como cabeça de cartaz o cantor C4 Pedro, vai ser antecedido por três dias de festas, desfiles e iniciativas culturais e desportivas, foi hoje anunciado.

A Câmara de Mira decidiu levar à letra o mote da Turismo Centro para 2018 ("Um dia é bom, dois é ótimo e três nunca é demais") e projetou três dias de festas, tendo em conta que a passagem de ano ocorre de uma segunda para terça-feira.

"Queremos aproveitar o fim de semana alargado para atrair mais visitantes, reforçando a componente nacional do evento", referiu o presidente da Câmara, Raul Almeida, durante a apresentação do evento, em Lisboa.

A autarquia, tendo como parceiro privilegiado a estação de rádio RFM, espera atrair 40 mil visitantes, a um evento cujo orçamento cresceu para 90 mil euros.

Tal como aconteceu no ano passado, a autarquia e a Turismo Centro irão candidatar o evento a fundos comunitários, à partida ao programa Valorizar.

"Mas estamos a estudar alternativas", refere o líder da Turismo Centro, Pedro Machado.

O evento é encarado como um momento único de projeção de um concelho que nos últimos dois anos foi atingido pelos incêndios e pela tempestade Leslie, que deixaram um rasto de destruição e milhões de euros de prejuízos.

"A passagem de ano é uma aposta no combate à sazonalidade. Faz mexer a economia local, leva a todo o país o nome de Mira e ajuda muito a economia local", diz Raul Almeida. "A vida são dois dias, e a passagem de ano na Praia de Mira são três", graceja.

Os planos da autarquia vão ao encontro dos desejos da Turismo Centro de aumentar a duração média de estadia dos turistas na região. "A passagem de ano é um instrumento poderoso para combater a sazonalidade e para promover a estadia na região. Trata-se de um evento nacional, de que nos orgulhamos".

Esta componente nacional levou os organizadores a apresentar o evento em Lisboa, numa sessão especialmente organizada para os jornalistas da capital. "Precisamos da ajuda de todos na divulgação de um evento tão importante para a região", disse Pedro Machado, lembrando que uma das campanhas nacionais da Turismo centro foi recentemente galardoada internacionalmente.

A campanha promocional "Turismo Centro Portugal - Visitar e Ficar é Ajudar", lançada na sequência dos incêndios que atingiram o Centro do país em 2017, venceu na semana passada um dos principais prémios Internacionais de viagem e turismo.

A campanha da Turismo Centro conquistou o Gold Award (equivalente ao primeiro lugar) na categoria "Best National Tourism Board / Destination Marketing Organisation Campaign" (Melhor Campanha de Entidade Turística ou de Destino Nacional), durante a gala "International Travel & Tourism Awards", que decorreu em Londres.

"Esta distinção mostra que no meio da tragédia nasce a esperança. A esperança renovada num destino, na sua atratividade, bem espelhada nesta campanha", resume o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que considera que conquista inédita "prestigia o país, o setor do Turismo e a marca Centro de Portugal".