29 de Março de 2024

Concurso Municipal de Ideias de Negócio

O Município de Mira em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mira e a CIM-RC está a promover a 6ª edição do projeto “IMAGINE.CREATE.SUCCEED” 2018/2019, programa de Empreendedorismo nas escolas da região de Coimbra.

Este programa pretende criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, permitindo aos jovens em idade escolar, do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário/profissional, uma experiência real do empreendedorismo.

Este ano temos como embaixadores do projeto o Professor Carlos Alves e a aluna Séfora Vieira Rua. Estes têm a função de promover o projeto junto da comunidade local.

Ao nível do 1º ciclo, as mascotes do programa empreendedorismo da região de Coimbra, o “Gaspar” e a “Inês”, visitam as turmas, a turma da Professora Ana Oliveira, da EB1 de Casal de São Tomé e a turma da Professora Maria Paula Madaleno, da EB1 de Portomar. A personagem o “Gaspar”, irá percorrer os 19 municípios pertencentes à comunidade intermunicipal da Região de Coimbra, abordando os principais pontos de interesse desta mesma região. Será ainda acompanhado nesta aventura pela mascote “Inês”, pelos professores, sempre com a supervisão de monitores da CIM-RC. No final do desenvolvimento da proposta no município de mira haverá um evento final municipal, que será realizado em junho, em Mira.

Para o 2º ciclo, o programa “Empreendedorismo, Artes e Ofícios”, que se encontra desenhado e estruturado de forma a explorar e trabalhar as artes e ofícios característicos da região de Coimbra, pretende que as turmas que integrem o projeto apresentem novas formas de trabalhar as artes e ofícios dos setores tradicionais. Pretende-se desta forma que as artes e ofícios dos setores tradicionais adquiriram um novo valor no mercado e, se possível, originem novas oportunidades de negócio. A turma que está a desenvolver o projeto está sob coordenação da Prof.ª Maria Isabel Miranda.

A II Expo Empresas Júnior destina-se às turmas do 3º ciclo pretendendo ser um momento marcante do projeto, em que, a turma sob orientação da Professora Ana Serôdio, deverão criar um projeto destinado à venda de um novo produto/serviço, para qualquer setor de atividade.

O 2º e 3 º ciclo irão apresentar em Mira, no dia 28 de março, o trabalho até agora desenvolvido por cada turma e posteriormente estarão representados na final intermunicipal que ocorrerá no dia 25 de maio, na EXPO em Poiares.

Para o grau secundário/profissional realizar-se-á o concurso municipal de ideias de negócio. Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, proporcionando-lhes uma experiência em ambiente competitivo, promovendo o trabalho em equipa e o espírito de iniciativa e dinamismo. Os Professores Anabela Mónica, Carla Correia e Carlos Alves acompanham 7 projetos, agora candidatos ao concurso municipal que decorrerá na Casa do Povo, no próximo dia 28 de março. Estes projetos serão avaliados por um júri, constituído pelo Sr. Vereador Dr. Fernando Madeira do Município de Mira, pelo Sr. João Inocêncio da empresa Thinking Ahead e pelo Engenheiro Carlos Rosete da Associação Empresarial de Mira. Daqui sairá um projeto vencedor, que, por sua vez, representará o Município de Mira na final Intermunicipal, a realizar em Mortágua, nos dias 6 e 7 de abril.

Desta forma, o programa empreendedorismo no município de Mira conta com o envolvimento de 5 professores e cerca de 80 alunos, dos vários graus de ensino, que apresentam as suas ideias de negócio.

O Município agradece aos professores, alunos e elementos de júri, envolvidos neste programa e sobretudo ao Agrupamento de Escolas de Mira, sem o qual a participação do município, numa iniciativa tão alargada, não seria possível.