18 de Abril de 2024

6ª edição do “Vale a Pena Ver(de) Novo” em Mira

O Município de Mira, com grande tradição florestal, volta a comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta com mais uma edição do “Vale a Pena Ver(de) Novo”.

Este ano decorrerá novamente no Pinhal da Gândara de Portomar, dando continuação à plantação realizada no ano passado e à requalificação ambiental de um espaço florestal percorrido pelo incêndio de 15 de outubro de 2017.

Esta Ação de Educação Ambiental e Cultural, na sua sexta edição, integra o Programa das Eco-Escolas e uma das Atividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul de 2019. Também se enquadra no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI - Mira), no seu eixo estratégico para “Redução da incidência dos incêndios”, cujos principais objetivos são: sensibilizar e educar a população; melhorar o conhecimento das causas dos incêndios e das suas motivações e fiscalizar.

Com o reconhecido e continuado apoio dos Agrupamentos de Escolas de Mira, seus alunos, professores e auxiliares, das Eco-Escolas, elementos das IPSS´s de Mira, Cerci - Mira, Bombeiros Voluntários, GNR – SPNA, ICNF, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, serão cerca de 1200 participantes, que durante todo o 21 de março irão fazer a plantação de sobreiros e pinheiros-mansos naquela zona fustigada pelo fogo.

As árvores florestais escolhidas para embelezar e compartimentar a paisagem e reduzir o risco de incêndio foram fornecidas com o grato apoio de viveiristas da região (Ria Garden, Sotiplanta) e os substratos pela empresa Siro.