24 de Outubro de 2017

Está aqui

Pista Ciclo-Pedonal

A Pista Ciclo-Pedonal do Concelho de Mira é um excelente meio para desfrutar da atraente natureza e de alguns dos espaços culturais locais, praticando desporto. Quem passeia e usufruir das terras de Mira não deve deixar de andar ou pedalar pela pista ciclo-pedonal, que ao longo toda a sua extensão passa por praias, dunas, matas, lagoas, cursos de água, moinhos e outras atracções.

Desde a sua inauguração em 2000 que a Pista Ciclo-Pedonal é frequentada, durante todo o ano, por muitos habitantes e por inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que se deslocam propositadamente a Mira para desfrutar desta infra-estrutura de excelência. Com uma extensão total de 26 km é uma das maiores pistas de Portugal e das que possui os melhores valores ambientais.

No seu percurso atravessa diversos cursos de água, onde existem belas pontes de madeira, circunda as lagoas de Mira e Barrinha e percorre à beira de caniçais, salgueirais, dunas, praias e uma frondosa floresta de pinheiros. Atentamente e nesses habitats pode-se observar diversos exemplares da flora e da fauna que incrementam o seu valor ecológico. Passa ainda por um interessante património sócio-cultural na sua envolvente: casas gandaresas, retalhados campos agrícolas e belos moinhos de água de rodízio no activo. Junto à Pista Ciclo-Pedonal, na margem poente da Barrinha de Mira, recomenda-se a visita ao Posto de Turismo e Museu Etnográfico da Praia de Mira e, na margem nascente da Lagoa de Mira, o Sitio do Cartaxo – Ecoturismo.