24 de Outubro de 2017

Está aqui

Praias

Bandeira Azul

A Bandeira Azul é um galardão internacional de qualidade atribuído anualmente a praias e marinas que cumprem diversos requisitos ambientais, de segurança e serviços. Destacam-se a qualidade da água, a gestão e a segurança da praia, a educação e sensibilização ambiental, a informação ao público e outros serviços que se podem prestar aos banhistas. Tem também por objectivos sensibilizar para a protecção dos ecossistemas marinhos e costeiros. No concelho de Mira existem duas zonas balneares marítimas com Bandeira Azul: Praia de Mira e Praia do Poço da Cruz.

Praia de Mira é uma zona balnear do tipo urbana com uso intensivo e com bastante tradição. Possui o galardão da Bandeira Azul da Europa desde 1987, ano em que se iniciou essa campanha mundial e é a única praia que, desde sempre, tem esse mérito. Esta praia apresenta excelentes condições para a prática balnear e tem diversos serviços para os banhistas destacando-se: balneários, acessibilidades, chuveiros de praia, ecopontos de praia, postos de primeiros socorros, nadadores-salvadores e modernos equipamentos de bebidas e restauração.
Praia do Poço da Cruz é uma zona balnear quase natural, do tipo não urbana de uso pouco intensivo. Tem óptimas condições para a prática balnear e desportiva, como o surfe e o parapente e apresenta diversos serviços destacando-se: chuveiros de praia, ecopontos de praia, posto de primeiros socorros, nadadores-salvadores e equipamentos de bebidas. Foi pela primeira vez galardoada com a Bandeira Azul em 2007.