29 de Março de 2024

Comemoração do Dia Mundial dos Oceanos

No dia 8 de junho (sábado), dia Mundial dos Oceanos, a Câmara Municipal de Mira juntamente com a Adamastor – Associação de Nadadores Salvadores de Mira, irão realizar um evento de limpeza dos areais das praias do concelho, integrando na XIV edição do “Deixa Apenas a Pegada”.

Esta iniciativa, para a qual a Câmara Municipal já lançou o desafio às Associações concelhias e para a qual se convidam todos os munícipes e concessionários a participar, terá lugar na Praia de Mira a partir das 9 horas, junto à Estátua do Pescador e na Praia do Poço da Cruz, a partir das 10 horas, junto ao acesso à praia.

Esta ação contará ainda com as parcerias da Associação da Arte-Xávega, Agrupamentos de Escuteiros de Mira e do Seixo, dos concessionários, das diversas Associações do concelho e da SUMA.

Esta iniciativa de recolha e quantificação dos resíduos existentes no areal das praias do concelho, pretende alertar para o grave problema dos resíduos nos oceanos e nas praias, bem como incentivar para boas práticas ambientais, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente através da responsabilização de cada cidadão.

O Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, da Universidade de Coimbra, que em colaboração com o Colégio Rainha Santa Isabel, associou-se a esta iniciativa no âmbito do projeto de investigação FishFree e com a finalidade de comemorar o Dia Mundial dos Oceanos, e está organizar a ação de limpeza na Praia do Poço da Cruz.

No final da atividade haverá almoço para todos os participantes e um convívio da parte da tarde no Mercado Velho da Praia de Mira, organizado pela Adamastor – Associação de Nadadores Salvadores de Mira e pela Secção da Malha da Comissão de Melhoramentos da Praia de Mira.