19 de Março de 2024

Está aqui

Gastronomia

 

Mira apresenta uma Gastronomia à base de produtos locais, que garante uma oferta variada de aromas e paladares genuínos, típicos e intimamente ligada ao mar e à terra, os quais se destacam nos vários eventos gastronómicos.

A gastronomia típica da região da Gândara, entrelaçando tradições de uma zona rural, muito próxima da Bairrada, com uma zona ligada à Ria de Aveiro e delimitada pela costa marítima atlântica, divide-se numa variedade de produtos, sabores e paladares distintos, dignos de apreciação. Com heranças ligadas à agricultura e à pesca, a vida atarefada de gentes laboriosas e inteligentes, levou-as a criarem uma alimentação peculiar, baseada nos produtos endógenos que, com uma confeção simples, particular e eficaz, valoriza temperos e saberes herdados durante gerações.

Uma gastronomia, à base de produtos locais, garante a oferta de aromas e paladares genuínos e característicos, tais como: batata a murro, caldeiradas de peixe fresco e bacalhau, macarronadas de peixe, pitáu de raia, sardinha na telha, sarrabulho, favas à gandaresa, torresmos, grelos de nabo, arroz doce, filhós de abóbora, entre outros.

Estas iguarias podem ser degustadas em eventos de referência no calendário municipal, tais como o Mira à Mesa (últimos 2 fins de semana de março, nos restaurantes do concelho), a Feira dos Grelos da Região da Gândara (no 3º fim de semana de maio, em Carapelhos) e a Mostra Gastronómica da Região da Gândara (no 3º fim de semana de setembro, na Praia de Mira). Em ambiente festivo e em momentos de convívio ímpar, a mesa da região da Gândara será sempre um convite irrecusável.

Recentemente, a mesa “Da Bairrada ao Mondego” foi uma das vencedoras do concurso da RTP 7 Maravilhas à Mesa, e fez parte da Região Europeia da Gastronomia Coimbra 2021.