25 de Abril de 2024

Câmara Municipal de Mira avança com 1000 testes COVID-19

No âmbito de uma parceria entre os Municípios da CIM- Região de Coimbra, a ARS Centro e a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Mira adquiriu 1000 testes de rastreio COVID. Trata-se de uma conjugação de dois testes cujos resultados são interpretados com base num fluxograma criado pela Administração Regional de Saúde do Centro, com resultado divulgado em 30 minutos. Não são testes de diagnóstico, mas sim de rastreio, que permitem aferir o grau de imunidade da população, sendo assim um instrumento essencial no combate à COVID-19.

Caso este primeiro rastreio seja positivo, seguir-se-á a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular (Vulgo Zaragatoa- RP-PCR), nos laboratórios da Universidade de Coimbra, no espaço de 24h.

No Concelho de Mira a ação vai ser operacionalizada com a colaboração do Centro de Saúde de Mira, em espaço próprio e reservado para o efeito.

Raul Almeida Presidente da Câmara Municipal de Mira refere “vamos avançar por prioridades, primeiro os trabalhadores de IPSS que cuidam de idosos, depois as restantes IPSS, Bombeiros, GNR e por fim os funcionários da Câmara municipal com funções essenciais. Consideramos ser uma ação essencial de prevenção e despistagem no grupo de pessoas que garante o funcionamento de instituições e serviços públicos”

Esta primeira fase de testes custa ao município cerca de 30.000€ e reforça a estratégia de combate à COVID-19, num leque alargado de medidas que a autarquia tem tomado desde o início de março.

O Presidente da edilidade Mirense acrescenta ainda que, “Mira e a sua população tem tido um comportamento exemplar e merecem que a Câmara coloque como prioridade absoluta a sua defesa e segurança. O combate à Pandemia Covid19 tem sido o nosso foco e diariamente fazemos ponto situação e estudamos novas medidas. Umas das próximas importantes medidas será a aquisição de máscaras para toda a população. Estamos a fechar o acordo com os fornecedores para que no início de maio consigamos proceder à entrega.