19 de Março de 2024

Pista Ciclopedonal

A Pista Ciclopedonal do Concelho de Mira é um excelente meio para desfrutar da atraente natureza e de alguns dos espaços culturais locais, praticando desporto. Quem passeia e usufruir das terras de Mira não deve deixar de andar ou pedalar pela pista ciclopedonal, que ao longo toda a sua extensão passa por praias, dunas, matas, lagoas, cursos de água, moinhos e outras atracções.

Desde a sua inauguração em 2000 que a Pista Ciclopedonal é frequentada, durante todo o ano, por muitos habitantes e por inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que se deslocam propositadamente a Mira para desfrutar desta infra-estrutura de excelência. Após a intergração na Rota da Costa Atlântica (integrada no "EuroVelo - the european cycle route network") a pista ciclo-pedonal do concelho de Mira passou a ter uma extensão de 38Km, sendo considerada uma das maiores pistas cicláveis de municipios em Portugal, tal como a que possui um dos melhores valores ambientais, quer pelos diversos habitats, quer pela sua elevada biodiversidade.

No seu percurso atravessa diversos cursos de água, onde existem belas pontes de madeira, circunda as lagoas de Mira e Barrinha e percorre à beira de caniçais, salgueirais, dunas, praias e uma frondosa floresta de pinheiros. Atentamente e nesses habitats pode-se observar diversos exemplares da flora e da fauna que incrementam o seu valor ecológico. Passa ainda por um interessante património sócio-cultural na sua envolvente: casas gandaresas, retalhados campos agrícolas e belos moinhos de água de rodízio no activo. Junto à Pista Ciclopedonal, na margem poente da Barrinha de Mira, recomenda-se a visita ao Posto de Turismo e Museu Etnográfico da Praia de Mira e, na margem nascente da Lagoa de Mira, o Sitio do Cartaxo – Ecoturismo.

Mais pormenores da Rota da Costa Atlântica (EuroVelo), consultar: https://euroveloportugal.com/pt/