29 de Março de 2024

Está aqui

Município de Mira diminui a sua dívida total em mais de 500 mil euros e alcança as melhores taxas de execução

Na passada quinta-feira, dia 18 de Junho, realizou-se a Assembleia Municipal de Mira em que foi apreciados e aprovados o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas relativas a 2019.

Nos documentos apresentados é possível verificar que, comparativamente com o ano anterior, o Município de Mira conseguiu reduzir a dívida em 592 Mil Euros (-18%), tendo sido possível encerrar o ano com apenas 400 mil euros de Divida de Médio e Longo Prazos.

Para além disso, também se destacam as elevadas taxas de execução alcançadas em 2019, isto é, o Município de Mira conseguiu executar 92,4% da receita e 87,4% da despesa, sendo as mais elevadas taxas de execução alcançadas pelo Município, o que atesta o rigor colocado na gestão do orçamento municipal.

Da leitura do documento ressalta igualmente os quase 3 Milhões de Euros de investimento executados durante o ano, o dobro do verificado no ano anterior, e que se enquadram num Plano Plurianual de Investimentos co-financiados no âmbito do Portugal 2020 que ascende a mais de 10 Milhões de Euros.

Na apresentação dos documentos de prestação de contas foi ainda sublinhado que, simultaneamente, irão ainda ser executados mais 3 Milhões de Euros de investimento nos domínios da melhoria do abastecimento de água e tratamento de águas residuais, obras essas que serão promovidas pela empresa multimunicipal recentemente criada pelos Municípios de Mira, Soure e Montemor-o-Velho (ABMG).

A gestão eficiente do orçamento permitiu concluir o ano com um Resultado Líquido Positivo superior a 2,5 Milhões de Euros, o que permitiu a consolidação dos principais rácios de gestão do Município. O município encerrou o ano sem qualquer pagamento em atraso e, simultaneamente, conseguiu reduzir em 37 dias o seu prazo médio de pagamentos.

Importa realçar que, apesar dos avultados investimentos públicos que têm sido executados nos últimos anos pelo Município de Mira, a sua boa saúde financeira permite que hoje o Município goze de uma assinalável margem endividamento, superior a 10 Milhões de Euros, isto é, caso necessário, o Município pode recorrer ao crédito para alavancar a sua capacidade de realização de novos investimentos pois os seus indicadores económicos - financeiros assim o permitem, ou seja, o Município demonstra uma solidez financeira que lhe confere uma enorme credibilidade junto dos diversos credores.

Apesar dos resultados históricos alcançados, o Executivo Municipal não deixou de deixar uma palavra de alerta relativamente à execução do Orçamento do presente ano de 2020, isto é, foi expressada alguma preocupação relativamente aos impactos que a pandemia causada pelo Covid-19 poderá ter sobre as empresas, instituições e famílias de mira. O Presidente da Câmara deixou uma garantia, tudo fará para garantir a continuação de uma gestão financeira pautada por grande rigor e exigência pois é a forma de garantir que o Município estará nas melhores condições para ajudar os cidadãos de Mira a enfrentar os tempos conturbados que se avizinham