18 de Julho de 2024

Está aqui

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul sensibiliza para a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Em Mira existem duas zonas balneares marítimas classificadas que detém a Bandeira Azul, (Praia de Mira e Praia do Poço da Cruz).

Este reconhecido galardão internacional de qualidade ambiental para praias marítimas, praias fluviais, portos, marinas e embarcações é atribuído anualmente aos que reúnem um conjunto de condições ambientais, segurança e serviços.

Destacam-se os critérios imperativos: qualidade da água de banho; qualidade da areia de praia; vigilância/salvamento; acessibilidade a todos; informação ao público; gestão de equipamentos de praia e de serviços para banhistas, incluindo a realização de atividades de sensibilização e educação ambiental nas praias.

 

Certificada pelos galardões da Bandeira Azul, Praia Acessível, Praia Qualidade de Ouro e outros, a Praia de Mira é uma zona balnear de excelência, que apresenta uma diversidade de serviços de apoio ao banhista, garantindo a vigilância e salvamento e adequada gestão ambiental da praia e dos equipamentos disponíveis.

Com cerca de 1Km de extensão, a praia de banhos é composta por uma areia branca e fina, onde não faltará espaço para uns bons banhos de sol e uns refrescantes banhos de mar. Ao longo da marginal da praia podemos encontrar diversos apoios de praia/bares/restaurantes, onde pode tomar algo ou saborear uma refeição a contemplar o mar, seguida de uma caminhada nos passadiços dunares existentes. 

Esta praia que apresenta duas tipologias de frentes marítimas: uma zona central, na frente urbana, onde se garante a acessibilidade à praia para todos (Praia Acessível, desde 2005) e onde estão disponíveis a maioria dos equipamentos e serviços, como uma área desportiva delimitada no areal e o espaço azul, a biblioteca de praia e local para a educação ambiental. No limite sul do passeio da marginal acede-se a um passadiço sobrelevado que nos leva à praia com frente dunar natural e onde, em simultâneo, podemos observar as lagoas, a floresta, as dunas e o oceano. Esta zona de praia apresenta um uso baixo ou moderado de utilizadores. Ao longo desse passadiço, na sua extremidade sul, logo após o esporão, encontramos numa praia balnear contigua, a Praia de Mira Sul, com uma menor extensão de areal, mas onde o mar propicia melhores condições para a prática do surf ou de outros desportos náuticos.

Aceder à localização da Praia de Mira (Google Maps)

 

A excelência dos serviços e a qualidade ambiental da Praia do Poço da Cruz, são atestados pelo galardão da Bandeira Azul, desde 2007, e praia com a “Qualidade de Ouro”.

Situada no centro litoral de Portugal, distrito de Coimbra e concelho de Mira, a Praia do Poço da Cruz fica afastada das zonas urbanizadas, sendo uma praia atlântica de areia fina e clara, numa extensão a perder de vista. A sua zona balnear vigiada ou praia de banhos somente apresenta 300m de comprimento, dividida por duas zonas distintas: uma a norte do esporão, com área e areia e outra, a sul do esporão, com menor área de areia, mas com boas condições para a prática de surf e de outros desportos náuticos. Trata-se de uma praia marítima de uso moderado ou pouco intensidade de uso balnear.

Para o interior da Praia do Poço da Cruz existem dunas, pinhais dunares costeiros, campos agrícolas, lagoas e cursos de água, com é o caso do canal de Mira, o "braço" mais Sul da Ria de Aveiro. Da extensão e excelência desses habitats, da flora e fauna associadas, de elevada biodiversidade, tais paisagens terrestres e marinhas fazem parte de cinco Sítios Rede Natura 2000, o que demostra a relevância destes espaços, no contexto da União Europeia, como áreas para a conservação da natureza.

Aceder à localização da Praia do Poço da Cruz (Google Maps)

 

A Educação Ambiental promove os objetivos do Programa Bandeira Azul porque aumenta a consciencialização e a preocupação com o ambiente costeiro, lacustre e fluvial dos utilizadores que nele vivem ou que o usam para recreio; promove a formação em matérias ambientais do pessoal e dos fornecedores de serviços turísticos; encoraja a participação dos agentes locais na gestão das áreas costeiras, lacustres ou fluviais e promove o uso sustentável da área para o recreio e turismo.

(in: Associação Bandeira Azul da Educação e Ambiente)

 

As condições necessárias para garantir em segurança a utilização das águas identificadas como balneares passam não só pelos acessos, infraestruturas e segurança das praias, mas também pela qualidade da água. …representa um fator de saúde pública e um importante indicador de qualidade ambiental e de desenvolvimento turístico.

(in: Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos)

 

A costa atlântica de Mira oferece 15 quilómetros de extensas praias de areia e dunas interiores. Conjugadas a um clima ameno (atlântico-mediterrânico), esta grande extensão de praia torna-se local aprazível para a prática balnear durante o verão.

Em Mira recomendamos a prática de banhos em praias Bandeira Azul, vigiadas por nadadores-salvadores.

A Praia de Mira e Praia do Poço da Cruz tem as águas de banho identificadas de balneares, pelo que a antecipar e durante a época balnear, são realizadas amostragens quinzenais e os resultados são publicados no painel informativo da Bandeira Azul Praia, bem como nesta página (histórico anual) e no SNIRH (dados atualizados).

 

Histórico da qualidade da água da Praia de Mira

2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023

 

Histórico da qualidade da água da Praia do Poço da Cruz

2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023