20 de Outubro de 2021

Bandeira Azul

A Bandeira Azul é um galardão internacional de qualidade atribuído anualmente a praias e marinas que cumprem diversos requisitos ambientais, de segurança e serviços. Destacam-se a qualidade da água, a gestão e a segurança da praia, a educação e sensibilização ambiental, a informação ao público e outros serviços que se podem prestar aos banhistas. Tem também por objectivos sensibilizar para a protecção dos ecossistemas marinhos e costeiros.

No concelho de Mira existem duas zonas balneares marítimas com Bandeira Azul: Praia de Mira e Praia do Poço da Cruz.

Integrada na programação anual das atividades de educação ambiental do Programa Bandeira Azul (BA) da Praia de Mira e da Praia do Poço da Cruz, decorreu uma sessão de ioga, nos passadiços dos viveiros piscícolas, durante a manhã de 17 de julho de 2020.

Sob o lema “Mente Azul a Atuar” e enquadrada no tema anual da BA, programado antes da atual pandemia, nomeadamente, “Bem-estar é um lugar à Beira-mar”, posteriormente alterado para “De Volta ao Mar, com Atitude de Mudar”, esta ação desenvolveu o contacto com a natureza, através do ioga e da meditação, promovendo o equilíbrio emocional e físico.

Embora esta ação tenha sido programada para se desenvolver na beira-mar, devido a situação de contingência e de limitação de grupos nas praias, o seu local foi alterado para os recém-criados passadiços dos viveiros da Praia de Mira.

De qualquer forma, “estamos De volta ao Mar, Com Atitude de Mudar: mudar a forma como nos relacionamos com o Mar e com os outros; mudar a forma como usufruímos da praia; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente.”

Esta ação contou com a parceria de Fit Me e com a participação especial, em tempo de contingência do COVID19, de colaboradores das diversas divisões da Câmara Municipal de Mira. Obrigado a todos pela vossa imprescindível colaboração.

A Câmara Municipal de Mira, promoveu hoje a XV Edição do “Deixa a Penas a Pegada” com os colaboradores do Municipio. Derivado de todas as contingências que atravessamos este ano não foi possível a participação da comunidade escolar, associativa e restantes parceiros.

Pretendeu-se com esta iniciativa, a recolha e quantificação dos resíduos existentes no areal das praias do concelho. Esta iniciativa que se repete pela décima quinta vez, continua a alertar para o grave problema dos resíduos nos oceanos e nas praias, bem como incentivar para boas práticas ambientais, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente através da responsabilização de cada cidadão.

Esta iniciativa faz parte do Programa Bandeira Azul.

Este ano, infelizmente, derivado das circunstâncias que vivemos não foi possível a presença física do Centro de Saúde e das nossas crianças na cerimónia de hasteamento da Bandeira Azul.

Mesmo assim, o Centro de Saúde não deixou de participar com a realização de um vídeo sob o mote: A praia é importante para todos nós, devemos tomar cuidados quando a frequentamos e é nosso dever preservá-la para manter este recurso natural que nos é tão especial e característico.

Ver Video

A 26 de junho, orgulhosamente, o concelho de MIra realizou a cerimónia do hasteamento das bandeiras azuis na praia de Mira - a recordista nacional e internacional -, com 34 bandeiras azuis consecutivas; e na praia do Poço da Cruz que regista já a 14.ª bandeira azul.

A manhã começou, cerca das 10h30, com o haster da Bandeira Azul na Praia do Poço da Cruz. Esta é já 14.ª bandeira consecutiva, que esta praia recebe o galardão. Presentes nsa cerimónias, o capitão da Capitania do Porto de Aveiro, Nuno Rocha, o prsidente da Entidade Regional de Turismo (Turismo do Centro), Pedro Machado, o diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Bravo; o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida; do presidente da Junta de Freguesia do Seixo de Mira, Tiago Cruz; do presidente da Junta de Mira, Artur Fresco; do presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira, Francisco Reigota; além dos vereadores da Câmara Municipal de Mira e dos representantes dos partidos com assento na autarquia, dos Bombeiros Voluntários de MIra, Guarda Nacional Republicana, Proteção Civil, Associação Adamastor (que efetua a vigilância e socorro a banhistas) e a Delegação de Saúde do concelho.

Cerca de meia hora mais tarde, já na Praia de Mira, e este ano, resultante do contexto da pandemia da Covid-19, com uma comemoração significativamente mais reduzida, foi recordado o tema da educação ambiental de 2020 "De volta ao mar com a atitude de mudar" trabalhado com as escolas do concelho de Mira que origina as azulitas - bandeirias com uma dimensão mais reduzidas produzidas pelas crianças das pré-escolas e outras instituições de ensino do concelho.

Além das bandeiras azuis foram hasteadas a Bandeira Praia Acessível e a Coloradd - uma bandeira para daltónicos. Logo de seguida, realizaram-se os discuros da entidades presentes.

Uma Noticia ONCENTRO