24 de Abril de 2024

Raul Almeida reúne com Secretária de Estado do Ambiente pela defesa do sistema hídrico de Mira

O Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, reuniu esta quarta-feira, dia 4 de Novembro, com a Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

Devido à pandemia, a reunião aconteceu por videoconferência, durante a qual Raul Almeida questionou a Secretária de Estado (SE) acerca do ponto de situação relativo às descargas de efluentes que continuam a afetar o concelho de Mira.

Enquanto se aguarda a construção da ETAR, que segundo a SE arrancará em 2021, estando já em processo de análise as propostas resultantes do concurso público, Raul Almeida exige soluções mais rápidas que mitiguem o problema.

No âmbito da reunião, o edil mirense mostrou-se ainda preocupado com a recuperação do sistema hídrico do concelho, mais concretamente na Vala Real, Lagoa e Barrinha de Mira. “O nosso objectivo é solicitar um estudo à Universidade de Coimbra que nos diga quais são os danos reais que estas descargas estão a causar no nosso sistema hídrico e também qual o caminho para a solução dos mesmos”, frisou.

Em resposta às questões colocadas, Inês dos Santos Costa garantiu que analisará a situação, avaliando a potencialidade do estudo solicitado por Raul Almeida e reforçando, junto da Agência Portuguesa do Ambiente e da Águas do Centro Litoral, “a necessidade de retomar as reuniões com os municípios afetados por estas descargas, de forma a acompanhar melhor a situação”.

Da Secretaria de Estado do Ambiente ficou o compromisso de analisar com mais detalhe e atenção o assunto e, assim que possível, voltar a sentar à mesa com soluções.