20 de Abril de 2024

Mira cria comissão de acompanhamento para a futura ETAR

O Município de Mira acaba de criar uma comissão de acompanhamento para a ETAR que irá ser construída nas Cochadas (Cantanhede), de forma a resolver o problema relacionado com as descargas de efluentes no concelho.

Os principais objetivos desta comissão é acompanhar os desenvolvimentos do concurso público, da contratação e dos trabalhos de execução da futura ETAR.

O grupo é composto por um representante de cada partido e movimento com assento na Assembleia Municipal, bem como pelo Presidente da Câmara, Raul Almeida. Ao longo dos próximos meses, este grupo vai recolher toda a informação relacionada com o assunto e reunir com todas as entidades envolvidas, de forma a comunicar em todas as Assembleias Municipais a evolução dos trabalhos da construção da ETAR.

A criação desta comissão foi proposta por Raul Almeida, que explica que “com a criação deste grupo de trabalho, pretende-se envolver todas as forças políticas no acompanhamento e desenrolar de todos os trâmites e trabalhos, prestando este grupo contas ao órgão fiscalizador da Assembleia Municipal acerca da evolução desta situação, cuja resolução tem uma vital importância para o concelho”.

Recorde-se que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cochadas tem como intuito resolver o problema das descargas de saneamento no sistema hídrico de Mira, que se arrasta há vários anos. O investimento será de 9.75 milhões de euros e as obras deverão arrancar em 2021.