20 de Fevereiro de 2024

Está aqui

“O Mar começa Aqui…e em Ti!”

No âmbito do projeto da Associação Bandeira Azul da Europa e do Programa Eco-Escolas, na semana de 07 a 11 de junho, realizou-se, na EB2 de Mira e nos Jardins de Infância do Concelho, a atividade subordinada ao tema: “O Mar Começa Aqui!”, “O Mar Começa em Ti!”.

A atividade consistiu na pintura de sarjetas, dentro do perímetro escolar e também fora deste, com vista à sensibilização de todos para a poluição dos mares e dos oceanos. 

As sarjetas são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

Assim, com os objetivos de:

• Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;

• Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;

• Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;

• Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

A atividade contou com a participação de Educadores, Professores e alunos e o resultado final foi muito bom e agradável, quer pelo empenho expresso pelos alunos, quer pelo impacto positivo na comunidade. Conseguiu-se alertar e sensibilizar a população em geral e a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.