28 de Abril de 2024

Reabilitação e Modernização do Mercado da Praia de Mira

Continuam as obras de requalificação e modernização do Mercado da Praia de Mira. Uma intervenção que ascende a cerca de 350 mil euros, e que é cofinanciada pelos programas comunitários do MAR2020 e do PDR2020.

Com este projeto, o objetivo é intervir estrutural e funcionalmente no Mercado, requalificando-o, modernizando-o e recentrando-o, enquanto importante unidade e ponto de referência comercial, histórica, social e económica do concelho, num contributo decisivo enquanto instrumento de gestão pública.

Para Raul Almeida, a ideia é de que o Mercado seja “um espaço aberto e dinâmico, devendo ser apetrechado com novas valências, de modo a ter capacidade para atrair outras atividades que complementem e sirvam de âncora, não apenas à própria Unidade Comercial e estabelecimentos de comércio e serviços da envolvente, mas também, à estratégia de desenvolvimento socioeconómico do próprio concelho”,

Neste sentido, o objetivo passa por dotar o mercado com alguns espaços de restauração, de modo a atrair os habitantes e turistas da Praia de Mira. Pretende-se ainda, com este projeto, “consagrar e valorizar as cadeias curtas entre os produtores locais e o consumidor final, privilegiando o escoamento de produtos provenientes da agricultura local e da pesca da Arte Xávega”.

Para tal, todo o espaço será reorganizado em termos de bancas de venda, ocupação e funcionalidade. Em simultâneo, será desenvolvida uma nova imagem e um plano de comunicação, que permita fazer deste um sítio de interesse não só gastronómico mas também cultural e de vivência.
“Ambicionamos que o Mercado da Praia de Mira seja uma referência urbana e comercial, preferencial para o abastecimento da população local, no que diz respeito ao pescado da Praia de Mira, proveniente da Arte Xávega, assim valorizando e promovendo esta atividade piscatória, gerando também um maior valor para os armadores e pescadores, potenciando e mantendo os postos de trabalho que exercem”, frisa o presidente da Câmara Municipal de Mira.