02 de Maio de 2024

Requalificação Energética da Piscina Municipal de Mira vai avançar

Na reunião de Câmara Municipal da passada quarta-feira, dia 10 de novembro, foi aprovado por unanimidade, a adjudicação da empreitada de requalificação Energética da Piscina Municipal de Mira.

A intervenção na infraestrutura municipal visa a melhoria da eficiência energética da piscina, incluindo trabalhos como a instalação de uma caldeira a biomassa, para aquecimento da água da piscina; um sistema de desumidificação e ainda sistemas técnicos auxiliares (Eletrobombas e GTC). Para além disso, o investimento contempla ainda a instalação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos para aquecimento das águas sanitárias e alimentação elétrica do edifício.

A intervenção, que ascende a cerca de 550.000 euros, irá ser cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020 e terá início previsto para o começo do próximo ano de 2022.

Será também realizada a alteração de toda a iluminação por equipamentos mais eficientes e a cobertura do plano da água. “A intervenção que vai ser feita na piscina é muito importante porque falamos de um edifício já antigo, a precisar de remodelação. Num ano recuperaremos o investimento efetuado, o que se traduz numa poupança energética muito grande e positiva, tanto do ponto de vista económico quer ecológico”, afirma Raul Almeida.