02 de Maio de 2024

Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica: Assinatura de protocolo com o ICNF

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM - RC) formalizou o acordo que estabelece os termos de cooperação recíproca para a execução e manutenção do projeto Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica, que prevê a execução de uma via ciclável que ligará os concelhos de Mira, Cantanhede e Figueira da Foz.

A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Figueira da Foz, contou com a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), Emílio Torrão, do secretário executivo da CIM RC, Jorge Brito, do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, do presidente da Câmara Municipal de Mira, Raúl Almeida, do vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, Adérito Ferreira Machado e da diretora regional de Conservação da Natureza e Floresta do Centro, Maria de Fátima Reis.

Raúl Almeida, enfatizou que este projeto [Eurovelo 1] é o mais importante da CIM RC para os três municípios envolvidos, pois vai permitir requalificar alguns trajetos que não o seriam de outra forma.   Enalteceu, ainda, o trabalho do ICNF enquanto força de desbloqueio e aproveitou para abordar o projeto de índole cultural “O Mar que nos Une“, em que estão envolvidos os três municípios e que pode ser o mote para reclamarem, em conjunto, junto da entidade financiadora, fundos para outras áreas.

A assinatura deste protocolo com o ICNF, irá permitir a intervenção na estrada florestal que liga a Praia de Mira à Praia da Tocha, no Perímetro Florestal das Dunas e Pinhais de Mira, num percurso que se estende ao longo da Costa Atlântica, entre o limite norte do concelho de Mira e o limite sul do concelho da Figueira da Foz, passando por vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo dos três territórios.

Esta obra, que visa a ligação ciclável intermunicipal entre os três concelhos do litoral ao longo de 83 quilómetros, apresenta um traçado que aproveitará as estradas florestais e vias cicláveis já existentes, com troços em piso compactado e em piso pavimentado. A sua execução é decisiva para o desenvolvimento da Rota Eurovelo 1 em Portugal. A Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica integra a Rede Europeia de Rotas Cicláveis, constituída atualmente por 15 rotas cicláveis de longa distância, que cruzam todo continente europeu.

Com este projeto, a CIM Região de Coimbra pretende potenciar as características naturais únicas deste território através da perfeita simbiose com a Costa Atlântica e constituir-se-á como um projeto absolutamente estruturante para a valorização turística, assim como para a mobilidade sustentável da população. Desta forma, pela sua excecional localização, permitirá criar condições não só para as pessoas que optem por se deslocar através da utilização da bicicleta, como meio de transporte sustentável, mas também para que esta infraestrutura seja responsável pelo incentivo da promoção da intermodalidade da Região.

Este projeto é cofinanciado pelo Programa Valorizar, promovido pelo Turismo de Portugal. A parte do investimento não cofinanciada será candidata ao Programa Operacional Regional do Centro 2020, uma vez que esta via ciclável visa também oferecer soluções de mobilidade urbana sustentável nas deslocações da população, que contribuam para a descarbonização da mobilidade, o que permitirá contribuir igualmente para os objetivos do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da CIM Região de Coimbra.