11 de Maio de 2024

SIT Flexi - Transporte Flexível a Pedido chega a Mira

Começa na próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro, no concelho de Mira, o SIT Flexi, serviço de Transporte Flexível a Pedido da Região de Coimbra, que tem como principal objetivo alargar e reforçar a oferta de transporte público de passageiros, oferecendo acessibilidade em áreas de menor densidade demográfica. Trata-se de uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que está a ser operacionalizada através dos meios disponibilizados pela autarquia de Mira, com o apoio das Juntas de Freguesia.
O Transporte de Passageiros Flexível permite dar resposta a necessidades de mobilidade específicas das populações mais envelhecidas e/ou com mobilidade condicionada que necessitem de um serviço de maior proximidade. O SIT FLEXI é um serviço complementar à rede de transportes pública regular (SIT RC – Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra) e pretende aumentar o grau de cobertura do mesmo através de um serviço mais eficiente e flexível.
Em Mira o SIT FLexi funcionará às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 9h00 e as 17h30 e tem 5 rotas, horários e paragens definidas, sendo que as deslocações apenas podem ser efetuadas dentro do concelho de Mira.
Para usufruir deste serviço, o munícipe apenas tem que fazer antecipadamente a reserva do transporte de táxi, através de uma chamada gratuita para o número 800 200 201, até às 15h do dia anterior, informando em que paragem pretende aceder ao transporte. O serviço de reservas funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 15h.
Com uma tarifa que pode oscilar entre o 1,05 euros e os 2,25 euros por viagem, este projeto contempla, numa primeira fase, as seguintes cinco rotas definidas:

Rota 1 – Destino Mira
Praia de Mira - Mira