29 de Abril de 2024

Mira recebe o primeiro grupo de refugiados do conflito Ucrânia /Rússia

Face à tragédia provocada pelo conflito Ucrânia/Rússia, Mira mostra-se solidária com os refugiados e recebeu, ontem, o primeiro grupo de 7 pessoas oriundas da Ucrânia.

Estes sete cidadãos fizeram o percurso desde a Ucrânia até lisboa de carro, inserido numa caravana humanitária. O Município disponibilizou um veículo para os trazer de Lisboa até Mira. Chegaram ao Concelho pelas 19:00 horas desta segunda-feira tendo sido encaminhados para o alojamento disponibilizado e sinalizado pelo gabinete de apoio desenvolvido pela autarquia.

Para Raul Almeida, “neste momento, o importante é deixarmos claro às pessoas que os sete cidadãos ucranianos estão bem de saúde, muito cansados – claro – mas, bem!”. Admitindo que tem recebido “largas dezenas de mensagens e telefonemas dos nossos cidadãos que se disponibilizaram a ajudar” transmitindo ainda “um enorme agradecimento a todas as pessoas, empresas, IPSS´s, Bombeiros, Juntas de Freguesia e colaboradores do Município – é impossível enumerar todos – que se envolveram desde a primeira hora, connosco e com a comunidade ucraniana local, para que isso se tornasse uma realidade!”.

Classificando este “enorme movimento solidário” como algo “poucas vezes visto”, Raul Almeida deu conta de que “as pessoas disponibilizam, em momentos como este, tudo aquilo que têm em prol de pessoas que nem sequer conhecem… isso é digno de nota, pois também não faltaram “casas particulares” onde os proprietários pudessem albergar quem está a chegar”… daí, a certeza de que os mirenses, também eles, são solidários, prestativos incansáveis na hora de devolver a esperança a quem já havia perdido este sentimento!

“Agradecemos, de coração, a todos os que se prontificaram a ajudar. Estou certo de que poderemos continuar a contar com a generosidade dos mirenses, para fazer face à atual emergência social…”

Por fim, o autarca frisou que está em coordenação com o tecido empresarial de mira, “tendo as nossas empresas mostrado disponibilidade total para integrar o mais rapidamente possível estes cidadãos…”