29 de Abril de 2024

Encontro de estudantes de enfermagem prevê adesão de 2.500 participantes

A praia de Mira acolhe entre 23 e 28 de maio o Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (ENEE), que estima uma adesão de 2.500 participantes na edição de 2022.

A última edição do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem decorreu em Mira, em 2019. Nos 2 anos seguintes o evento foi cancelada devido à pandemia provocada pela covid-19.

“Em 2019, marcaram presença no evento cerca de 2.100 participantes e para este ano perspetivamos a lotação completa do parque de campismo, portanto, cerca de 2.500 participantes”, disse, na conferência de imprensa, em Mira, o coordenador da comissão organizadora do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem 2022, David Loura.

A edição do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem 2022 vai ter como palco o Parque de Campismo Municipal de Mira, cedido pela autarquia mirense, e reúne estudantes e enfermeiros de todo o país.

“Receber aqui 2.500 pessoas para o nosso concelho em especial para a nossa economia local, é muito importante para”, disse o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.

“Os estudantes não vão ficar só alojados no Parque de Campismo. Só uma pequena parte é que vão ficar, o resto vai ficar em hotéis, em casas e apartamentos, vão comer aos restaurantes, aos cafés, aos bares”, especificou o autarca.

Trata-se de uma “mais-valia num período antes do verão, digamos para arranque da época balnear”, sustentou.

Segundo os organizadores do evento, durante uma semana os participantes podem realizar formação em diversas temáticas, ‘workshops’ e têm a possibilidade de partilhar conhecimento e experiências.

A iniciativa conta com entretenimento diurno, bem como com as componentes desportiva, com desportos coletivos no areal, científica, com mais de 40 formações acreditadas na área da enfermagem e da saúde, e, ainda, animação noturna, com mais de dez nomes da música portuguesa, entre os quais Toy o X-Tense.

A componente solidária também está incluída na perspetiva de cooperação com organizações não governamentais locais e da consciencialização dos participantes para a responsabilidade social.

O município deu ainda nota de que vai entregar aos participantes um guia para que visitem outros locais do concelho de Mira, no litoral do distrito de Coimbra.

A venda dos bilhetes para estudantes, enfermeiros e acompanhantes está prevista para a próxima semana.