27 de Abril de 2024

Festas de São Tomé é ECOEVENTO

A 21 e 23 de julho, no certame das Festas de Mira e com o apoio da Câmara Municipal, a ERSUC realizará mais um dos seus EcoEventos, ou ações de sensibilização/educação ambiental no principal evento do concelho de Mira.

Direcionadas para os principais produtores de resíduos de valorização/reciclagem no recinto das festas, como na zona das “tasquinhas”, bares e expositores, mas também para os visitantes das festas. Tem por objetivo garantir que os organizadores assegurem a adequada gestão de resíduos produzidos no recinto do evento, desde a sua prevenção, reutilização e reciclagem e sensibilizar os participantes a colaborar neste movimento coletivo. Para ajudar nesta missão, a ERSUC assegura a recolha seletiva das embalagens, os contentores/recipientes adequados a cada local, ações de sensibilização e incentivos em função da quantidade entregue.

Durante o evento serão realizadas ações de promoção da prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, a separação de embalagens e a recolha seletiva e respetivo encaminhamento para reciclagem das quantidades recolhidas, designadamente através das seguintes atividades:

• Implementar a recolha seletiva de embalagens nas Festas e entregar as embalagens à ERSUC;
  • Realizar ações e sensibilização junto dos produtores de resíduos e dos participantes do evento, dedicadas a boas práticas de prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos;
  • Colaborar na monitorização e avaliação de resultados dos resíduos produzidos e/ou evitados;
  • Implementar boas práticas ambientais no local onde se realiza, com preocupações evidenciadas quanto à utilização da água, da energia, do solo, do ar ou outras;

Promover e divulgar as iniciativas ambientais realizadas aos públicos do evento, fazendo a associação ao Município Mira e à Empresa e imagem de marca da ERSUC.

O que é um EcoEvento?

Um EcoEvento é uma iniciativa pontual, certificada por cada concessionária do Grupo EGF, que se realiza num espaço pré-definido, que tem uma duração limitada e que é um exemplo de adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade. Os EcoEventos são apoiados com um serviço adequado de recolha seletiva adaptado à sua dimensão, sensibilização local e benefícios económicos associados à quantidade de embalagens separada corretamente.

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia de comunicação ambiental em fase de implementação em todas as concessionárias da EGF, que alia a inovação social e o foco nos resultados, numa metodologia que obteve financiamento por parte do POSEUR. Muito em breve serão iniciados projetos de dimensão equivalente junto do comércio e serviços e dos estabelecimentos de ensino, e que na prática pretende levar a que o cidadão recicle tudo, sempre e em todo o lado.

POR FAVOR DÊ O SEU CONTRIBUTO!

A BEM DE TODOS E DO AMBIENTE SEPARE AS EMBALAGENS (VIDRO, CARTÃO, PLÁSTICO/METAL) PARA VALORIZAR/RECICLAR.