29 de Março de 2024

Mira assinala o fim da época balnear

A época balnear terminou, ontem (dia 11), em Mira, e foi assinalada pelo presidente da Câmara Municipal, Raúl Almeida.

O autarca fez questão de deslocar-se à Praia de Mira para agradecer o trabalho de todos os nadadores salvadores pela vigilância de qualidade que protagonizaram nas praias concelhias.

Os dados finais da adesão às praias ainda não são conhecidos, mas é certo que esta terá sido uma das melhores épocas balneares de sempre, tendo conta os milhares de pessoas que marcaram presença nos areais das praias de Mira.

Relativamente ao trabalho da Adamastor - Associação de Nadadores Salvadores de Mira, responderam a 659 ocorrências, fizeram 21 salvamentos e ainda prestaram apoio a utentes com mobilidade reduzida (para que estes também pudessem usufruir da praia e do mar), para além de trabalhos de primeiros socorros que foram feitos. Recorde-se que a Câmara Municipal de Mira assume 50% da despesa dos nadadores salvadores.

O presidente da autarquia, Raúl Almeida assumiu que “tivemos uma época balnear de grande qualidade e, neste momento, é imperioso agradecer a todas as entidades que contribuíram para que tanta gente fizesse praia no nosso concelho”.

O autarca frisou também que “a estratégia que temos feito de divulgação das nossas praias como destino de eleição no centro de Portugal está a surtir efeitos, pelo que temos de continuar a desenvolver a nossa estratégia para que os turistas nos continuem a escolher na época balnear”.

Recordamos que a Praia de Mira teve uma animação cultural e desportiva exemplar durante toda a época balnear, que motivou a adesão de milhares de pessoas à praia, dando um sinal claro que a cultura aliada ao desporto cativa cada vez mais os turistas.

Apesar de terminada a época balnear nas praias de Mira, a autarquia adianta que, até 2 de outubro, continua a ser desenvolvido o serviço de prevenção, composto por dois nadadores salvadores e uma moto quatro.