28 de Setembro de 2022

Está aqui

Mira assinala o Ecology Day nos Viveiros da Praia de Mira

O Município de Mira associa-se novamente ao Ecology Day com um programa intergeracional a realizar na manhã de sábado, dia 17 de setembro, nos Viveiros da Praia de Mira.

“Temos um programa para este dia que tem como objetivo juntar miúdos e graúdos, sensibilizando, cada vez mais, a sociedade para este tema, porque todos temos de ser ecologicamente responsáveis no nosso dia-a-dia”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

O Ecology Day visa aproximar a ecologia e os ecólogos da sociedade, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável.

O Ecology Day surgiu como celebração do 150º aniversário da Ecologia em 2016, assinalado com uma mesa redonda no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA: Desde 2017 que a promoção deste dia está a cargo da SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia, em associação com a Federação Europeia de Ecologia (EEF). A SPECO tem-se dedicado ao lançamento anual da iniciativa que, em Portugal, conta com o Alto-Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.

​Em 2019, dois anos depois, o Ecology Day assumiu uma escala internacional, graças às celebrações que tiveram lugar nos Estados Unidos da América, Rússia, Índia e Moçambique. A fixação oficial da data depende da escala da iniciativa, que se vê reforçada pouco a pouco.

 

PROGRAMA

O programa para assinalar este dia é o seguinte:

9h30: Exibição do documentário “Um oceano de plástico”.

10h00: Percurso interpretativo dos viveiros da Praia de Mira

11h00: Workshop: construção de caixas-ninho para pássaros.