29 de Março de 2024

Mira recebeu o Torneio Interassociações SUB16 Feminino e homenageou Neide Guedes

O Município de Mira recebeu no passado fim de semana o Torneio Nacional Interassociações Sub-16 de futebol feminino, na categoria de Futebol 9 e, na ocasião, aproveitou para homenagear a atleta internacional Neide Guedes.

O torneio contou com a participação das seleções das Associações Futebol de Coimbra, Lisboa e de Viseu, integradas na Fase Zonal.

Na manhã de sábado, as três seleções presentes no TIA Mira 2022 foram recebidas pelo Executivo Municipal de Mira no edifício do MiraCenter, tendo o vice-presidente Artur Fresco, na oportunidade, endereçado “as boas vindas às comitivas e agradeceu a confiança depositada pela Associação de Futebol de Coimbra para que Mira recebesse este torneio”.

No mesmo local, foi realizada uma ação de formação pelos elementos da equipa técnica da FPF que acompanham os jogos programados.

Da parte da tarde, a anteceder o jogo do dia, o Município de Mira, assim como a Associação de Futebol de Coimbra e a UR Cadima, homenagearam a atleta internacional Neide Guedes.

A atleta mirense iniciou o seu percurso nos escalões de formação da AD Ala Arriba (Benjamins, Infantis e 1ª ano de iniciados). Devido à pandemia e à consequente interrupção nos campeonatos distritais, transitou, em 2019, para a UR Cadima, alcançando este ano as suas primeiras internacionalizações pela Seleção Nacional Feminina. Neide é um valor seguro do futebol feminino nacional, que conta com 16 internacionalizações, nos escalões de Sub-16 e Sub-17, tem 902 minutos jogados e três golos apontados ao serviço nesse percurso como internacional.

Raúl Almeida e Artur Fresco (presidente e vice-presidente da autarquia) enalteceram as qualidades desportivas e humanas de Neide Guedes, que “através do percurso como atleta é um exemplo para os jovens do concelho e um valor seguro do futebol feminino nacional”.

Por seu turno, Vítor Simões, Vice-Presidente da AF Coimbra, deixou palavras de estímulo à homenageada, elogiou o percurso de Neide Guedes como atleta, desde o início na AD Ala Arriba, a passagem para UR Cadima e a presença nas Seleções Nacionais, agradecendo “o contributo da CM Mira e da AD Ala Arriba no aparecimento e afirmação de novos valores no futebol feminino e masculino”.

O torneio, que foi conquistado pela AF de Lisboa, contou com a presença de centenas de pessoas que encheram a bancada e envolvente do Estádio Municipal.

O Torneio Interassociações sub-16 feminino, de futebol 9, foi organizado pela Associação Futebol de Coimbra com o apoio da Câmara Municipal de Mira e da Federação Portuguesa de Futebol.