26 de Abril de 2024

“Vale a Pena Ver (de) Novo” assinala Dia Mundial da Árvore e da Floresta em Mira

O Município de Mira celebrou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta com a 10ª edição do “Vale a Pena Ver(de) Novo”.

A iniciativa decorreu no centro da Vila de Mira, nos vários estabelecimentos de ensino do concelho e no Pinhal da Gândara, em Portomar.

Agrupamento de Escolas de Mira, IPSS's do Concelho, funcionários do Município, Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários de Mira, GNR e Juntas de Freguesia, uniram esforços numa atividade de plantação e requalificação ambiental, cujo objetivo é motivar e educar o meio escolar e o público em geral para a promoção da educação ambiental e a preservação do espaço florestal.

Segundo o vereador Bruno Alcaide, “depois dos grandes incêndios de 2017, a reflorestação traduziu-se também num desígnio do executivo municipal. Lembrando neste dia também, o projeto de reflorestação, que conta já com cerca de 600 hectares plantados e segue ao ritmo planeado.”

“O Vale a Pena Ver(de) Novo, que vai da 10ª edição, tem o objetivo de motivar e integrar as forças vivas, o meio escolar e o público em geral para esta necessidade, traduzindo-se num momento com um forte simbolismo e de promoção da educação ambiental das nossas gerações.”

Esta iniciativa, promovida pelo Município, está inserida no plano de atividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul e contou com o apoio do Agrupamento de Escolas de Mira, alunos, professores e auxiliares, das Eco-Escola, Bombeiros Voluntários, GNR-SPNA, ICNF, Sapadores Florestais e Juntas de Freguesia.

Juntos e com os gestos de todos faremos renascer a nossa floresta.