17 de Junho de 2024

Está aqui

Município de Mira desativou 121 ninhos no combate à Vespa Velutina

O Município de Mira desativou, em 2022, 121 ninhos de vespa velutina, vulgarmente denominada vespa asiática.

De acordo com Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal Mira, “em 2022 registou-se uma nova redução de casos comparativamente com os anos 2021, onde foram eliminados 161 ninhos, o que demonstra, da nossa parte, uma crescente capacidade de intervenção, dando uma resposta célere aos pedidos dos munícipes neste âmbito”.

O autarca assegura que esta redução “é fruto do empenho e assertividade dos serviços”, acrescentando que “temos conseguido dar a resposta apropriada através da equipa de Sapadores Florestais, com um tempo médio de resposta, desde a notificação, até 48h, sendo que na sua maioria, os casos são resolvidos no próprio dia do avistamento, salvo ao fim de semana”. Ainda segundo Raul Almeida, “em ninhos localizados em edificado, a equipa tem realizado a exterminação no próprio momento do alerta, independentemente do dia e hora, elegendo esta situação como prioridade extrema devido à gravidade da situação”.

Os ninhos encontrados no concelho de Mira têm sido localizados, na sua maioria, em árvores, embora alguns tenham sido também identificados em edifícios de várias tipologias ou mesmo no subsolo.

Na área do concelho de Mira, a deteção, ou a suspeita de existência de ninhos, ou de exemplares da vespa velutina deverá ser comunicada à Proteção Civil Municipal, através dos contatos 231 480 550 ou 916 601 234.