04 de Março de 2024

Está aqui

Resíduos urbanos de valor a depositar em ecoponto (e porta-a-porta)

Resíduos Urbanos de Embalagem ou RU de Valorização ou de Recolha Seletiva

A deposição de RU diferenciados é feita por proximidade nos ecopontos existentes, distribuídos pelo concelho em 79 ecopontos (ver localizações).

Cada ecoponto é compostos por 3 contentores de superfície de 2.500Litros, diferenciados para a deposição seletiva de embalagens de papel/cartão (azul), de vidro (verde) e de plástico ou metal (amarelo). Ainda existem ecopontos/equipamentos enterrados ou semienterrados, geralmente, com maior capacidade de acondicionamento (de 1, 3 a 5 m3).

Em 2022, a capacidade total de acondicionamento nesses equipamentos era de 584m3 e, o total da recolha RU diferenciada foi de 789 Toneladas, correspondente a 12,9% do total de RU recolhidos.

As recolhas e os transportes a destino final dos RU de valorização são da responsabilidade de gestão da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro (EG em baixa e alta). Têm uma frequência de recolha quinzenal ou, menor, dependente do enchimento e época do ano.

A ERSUC ainda efetua o serviço de recolha RU de valor, no sistema porta-a-porta, no setor Horeca (hotéis, restauração e cafés) e em determinados produtores cujo volume o justifica. As recolhas têm dias dedicados (ao cartão, vidro e plástico/metal) e, fundamentalmente, em Mira e na Praia de Mira.

Para pedidos, sugestões ou reclamações contacte:
“linha da reciclagem” - 800 911 400
Mais informações em: