17 de Maio de 2024

MIRA RECEBEU FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2022-2023

O auditório Municipal, atrium Mira, recebeu, no passado sábado, 22 de abril, a 2.ª etapa da Fase Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, do Concurso Nacional de Leitura 2022/2023.

Perante uma plateia repleta, disputaram a prova de Palco, 59 alunos de 16 Agrupamentos de Escolas, dos 19 Municípios que integram a CIM- RC, tendo sido apurados para a fase Final Nacional, dois alunos de cada nível de ensino.

Os representantes da Região de Coimbra na fase Final Nacional da 16ª edição do CNL, são:

1.º CICLO - Henrique Saldanha – COIMBRA / Lorena Matos - MORTÁGUA

2.º CICLO - Isabel Alves – ARGANIL / Rui Correia - FIGUEIRA DA FOZ

3.º CICLO - Maria Quintal – CANTANHEDE / Sofia Pires - MIRA

ENSINO SECUNDÁRIO - Mafalda Correia - OLIVEIRA DO HOSPITAL /Gabriela Rodrigues – SOURE

O Agrupamento de Escolas de Mira será representado na próxima fase pela aluna do 3º ciclo do Sofia Pires, que irá agora disputar a prova final Nacional, organizada pelo Plano Nacional de Leitura, no dia 3 de junho de 2023, em Lisboa.

Na cerimónia de entrega dos prémios, o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, também na qualidade de vice-Presidente da CIM-RC, deu os parabéns a todos os participantes e saudou todas as entidades envolvidas na realização do Concurso Nacional de Leitura, agradecendo a realização desta etapa da prova no concelho de Mira.

“É com satisfação que vejo a forma como os alunos da nossa Região estão preparados para a leitura e interpretação dos livros. É importante ler bem e, mais importante ainda, é saber interpretar aquilo que é lido, estou absolutamente maravilhado com estes jovens”.

“Parabéns a todos pelo feito alcançado, sobretudo aos 8 selecionados para representarem a Região de Coimbra no concurso nacional”, concluiu o edil.

O Concurso Nacional de Leitura é organizado pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais.