17 de Maio de 2024

Ministra da Coesão Territorial Inaugura atrium Mira

A Senhora Ministra da Coesão Territorial, Professora Doutora Ana Abrunhosa e o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, inauguraram, no dia 25 de abril, o auditório Municipal, atrium Mira.

Trata-se de uma obra há muito esperada por este executivo, que resolve um problema antigo e que permite dotar o concelho com um espaço dedicado à cultura, educação, política e associativismo.

No ato solene que assinalou a abertura do atrium Mira, com o mote “Onde tudo ACONTECE” o presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida começou por agradecer, “obrigado”- disse.

“Obrigado porque para chegarmos ao dia de hoje não foi um caminho fácil. Obrigado Senhora Ministra Ana Abrunhosa pela sua presença que é para nós motivo de enorme satisfação. A senhora Ministra é uma amiga de Mira e a sua presença hoje aqui em Mira é para nós motivo de orgulho e gratidão, num momento tão importante para este território. Obrigado a toda a minha equipa, todos os funcionários municipais, empresa que projetou este espaço, empresa que realizou esta empreitada pois sem o acreditar de todos, sem a dedicação de todos não teria sido possível chegar ao dia de hoje.”

O Edil Mirense apresentou o novo atrium Mira como sendo um espaço de cultura e de lazer, capaz de conjugar áreas lúdicas, espaços performativos e de criação artística e cultural, aspirando sempre ao envolvimento e participação da comunidade, colocando este equipamento à disposição do movimento Associativo Mirense e demais instituições.

“A requalificação deste edifício, tão importante para Mira, insere-se numa estratégia municipal mais profunda, de conti¬nuação da revitalização da vila e do concelho, integrando um conjunto de obras mais vasto, através das quais a se pretende que a sede do Concelho tenha mais modernidade, desenvolvimento e sustentabilidade.”

O presidente da autarquia aproveitou para apresentar algumas preocupações ao Governo na pessoa da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, enumerando quatro investimentos que são urgentes para o concelho, como a construção de uma creche ajudando na expansão da rede social, a expansão da rede de saneamento, a ligação rodoviária da Zona Industrial do Montalvo à Autoestrada 17 e ainda a recuperação do sistema hídrico.

“Foi com satisfação que aceitei este convite, partilhou a Ministra da Coesão Territorial, aquando da sua intervenção, reconhecendo não haver melhor maneira de celebrar o 25 de Abril do que junto da população e de autarcas. Ana Abrunhosa agradeceu a Raul Almeida a “amizade para além da política, e a honra de poder vir abrir as portas deste novo espaço que é, de e para a população, lembrando que são estes os valores de abril, “trabalhar em prol das populações.”

A Ministra deu os parabéns ao presidente da autarquia, e à sua equipa, pela excelente execução dos fundos comunitários e pela continua procura por financiamentos, sempre com o intuito de melhor servir os seus munícipes.

Ana Abrunhosa garantiu ainda, continuar a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar Mira, e todas as outras autarquias, no processo de aquisição de fundos comunitários, como financiamento para obras estruturantes, visando a melhoria da qualidade de vida das populações.

A cerimónia de inauguração contou ainda com a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, que aproveitou para referir que “no Dia da Liberdade, também o poder local deve ser homenageado, é, portanto, muito interessante homenagear o poder local, no dia de hoje, inaugurando esta obra” disse.

Com um investimento de cerca de um milhão de euros, financiado em 85% por fundos comunitários, o atrium Mira conta agora com um auditório, com uma bancada retrátil, entre outros espaços polivalentes, com as condições necessárias para atrair os mais variados públicos, para atividades culturais e recreativas onde a cultura e a educação terão um papel central em prol da comunidade.

A nova dinâmica pretendida passa pelo funcionamento em horário alargado e com uma grande diversidade de serviços. O Município espera, com esta recuperação, transformar o espaço num ponto de encontro e de convívio privilegiado para os utentes, gerando uma nova centralidade.