17 de Maio de 2024

Mira homenageou a Paz e a Cultura no Dia da Liberdade

O Jardim do Visconde, recebeu, na manhã da passada terça-feira, a Sessão Comemorativa do 49º Aniversário do 25 de abril.

No ato solene, o Município de Mira, prestou homenagem aos soldados da paz, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira, com atribuição da Medalha de Ouro Municipal, por serviços considerados excecionais em prol dos Mirenses.

“Há 49 anos o povo quis mudar o rumo da história, garantido um futuro diferente para Portugal! Hoje outro mesmo povo luta diariamente pela coesão local, por melhores serviços de saúde, por melhor qualidade de emprego, por melhor justiça. São estas também causa importantes para o nosso país”. Lembrou o Presidente da Câmara Municipal de Mira durante o seu discurso.

Segundo Raul Almeida, “O Executivo Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha de OURO do Município à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira que, ao longo dos seus 40 anos ao serviço da comunidade, sempre se empenhou de forma competente e altruísta na proteção de pessoas e bens, não só à população da sua área de Atuação Própria, mas também respondeu prontamente aos pedidos de ajuda de outros Corpos de Bombeiros independentemente da zona do concelho ou do país.

A proposta de atribuição desta distinção considerou também o generoso altruísmo sob o lema da ajuda ao próximo; a coragem, a abnegação e o humanismo dos homens e mulheres que têm servido ao longo do tempo e que constituem um fator acrescido de segurança para os cidadãos do concelho e não só; a promoção de um projeto de voluntariado no concelho, em torno de uma missão que oferece aquilo que há de mais precioso no ser humano e que é a própria vida; e o mérito da ação que esta Associação tem desenvolvido.

À Associação, a todos os bombeiros aqui hoje presentes, a todos os que infelizmente já não se encontram entre nós, mas foram essenciais para construir estes 40 anos de historia quero dizer, muito obrigado a todos”, agradeceu o presidente da Câmara Municipal de Mira.

Seguiu-se a Inauguração do atrium MIRA, o novo espaço cultural do concelho, que contou com a presença de Sua Excelência a Senhora Ministra da Coesão Territorial, Professora Doutora Ana Abrunhosa.

Para fechar a celebração do Dia da Liberdade, o Município presta homenagem à Paz e à Cultura com o Concerto Sin+fonia pela PAZ, pelo grupo de compositores europeus 'Musica pro populo'.

Makris Charalampos, da Grécia, Ilio Volante, de Itália, Francisco José Rosal Nadales, de Espanha, e Francisco Manuel Relva Pereira, de Portugal, são os quatro compositores e amigos que criaram este projeto, e que, o executivo Municipal, teve a honra de receber no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao início da manhã.

Ao concerto assistiram centenas de pessoas, que tiveram oportunidade de ver em palco mais de 150 músicos das Bandas de Música de Lares e de Santana, da Banda Filarmónica Ressurreição de Mira, da União de Músicos de Mira e ainda, do Grupo Folclórico de Portomar e do acordeonista Pedro Torres.