03 de Maio de 2024

Presidente da Câmara Municipal de Mira acompanha a construção da nova ETAR das Cochadas

O presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, esteve presente, na passada sexta feira, dia 2 de junho, numa visita de acompanhamento à empreitada de conceção e construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) das Cochadas, que contou com a presença dos administradores da Águas do Centro Litoral e a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

Esta visita, que surge cerca de cinco meses depois da consignação da obra, teve como principal objetivo dar conhecimento do desenvolvimento dos trabalhos, prevendo o consórcio responsável pela execução da obra e a direção da Águas do Centro Litoral que a ETAR esteja em funcionamento no primeiro semestre de 2024.

A empreitada construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) das Cochadas surge da necessidade de solucionar o saneamento nos municípios de Cantanhede e de Mira, onde o extenso emissário que recebe os efluentes dos dois municípios, e é encaminhado para a ETAR de Ílhavo, começou a registar excesso de caudais, gerando a ocorrência de descargas.

“Esta é uma obra da maior importância para Mira, que vai permitir que finalmente se acabe com o flagelo das descargas na vala Real. Só descansaremos no dia em que estiver em pleno funcionamento.” Referiu o edil Mirense no decorrer da visita.

Em causa está um investimento global de 12,8 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, montante que já inclui a empreitada de aumento da capacidade das infraestruturas, num valor de 3,7 milhões de euros, para reforçar o sistema de saneamento da Ria Sul-Aveiro e solucionar o saneamento nos municípios de Cantanhede e Mira.

A ETAR irá servir as áreas do município de Cantanhede que atualmente são abrangidas pelo subsistema Ria Sul-Aveiro e a zona de ampliação da cobertura “em baixa” desse município, nomeadamente as localidades de Ourentã, Cantanhede, Pocariça, Febres, Cadima, Sanguinheira e São Caetano e Tocha.

A infraestrutura está dimensionada para tratar 14.688 m3/ dia de águas residuais provenientes de 21.900 habitantes-equivalentes de população doméstica e de 15.100 habitantes-equivalentes de efluente industrial.