02 de Maio de 2024

Está reaberto o Mercado Municipal da Praia de Mira

O Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, inaugurou na passada sexta feira, dia 9 de junho, as obras de requalificação e modernização do Mercado Municipal da Praia de Mira. Uma intervenção de cerca de 400 mil euros, e que é cofinanciada pelos programas comunitários MAR2020 e PDR2020.

A cerimónia contou com a presença da Gestora do Mar 2020, Dra. Dina Ferreira, que referiu esta obra como “um bom exemplo de aplicação de fundos comunitários”, lembrando que “o município de Mira beneficiou de 16,8 milhões de euros do programa MAR2020, em quatro projetos de aposta por parte do município, sendo um deles este mercado”.

O Mercado da Praia de Mira, inaugurado no ano de 1999, carecia de uma intervenção de fundo, que permitisse a sua consolidação como referência urbana e comercial preferencial para o abastecimento da população local, no que concerne a produtos agrícolas, piscícolas e agroalimentares frescos, assim como, uma recriação do ambiente de compra tradicional, construindo uma imagem atrativa e de qualidade, permitindo explorar o potencial turístico.

Segundo Raul Almeida, “Este era um espaço com algumas limitações estruturais e funcionais e que em boa hora viu a oportunidade de poder ser melhorado com financiamento do PDR e do MAR2020. Agora temos um espaço aberto e dinâmico, apetrechado com novas valências, com capacidade para atrair outras atividades que complementem e sirvam de âncora, não apenas à própria Unidade Comercial e estabelecimentos de comércio e serviços envolventes, mas também, à estratégia de desenvolvimento socioeconómico do próprio concelho. Este é um espaço que permite consagrar e valorizar as cadeias curtas entre os produtores locais e o consumidor final, privilegiando o escoamento de produtos provenientes da agricultura local e da pesca da Arte Xávega”.

Este projeto teve como principal objetivo a intervenção estrutural e funcional do Mercado, requalificando-o, modernizando-o e recentrando-o, enquanto importante unidade e ponto de referência comercial, histórica, social e económica do concelho, num contributo decisivo enquanto instrumento de gestão pública.

“Ambicionamos que o Mercado da Praia de Mira seja, daqui em diante, uma referência urbana e comercial, preferencial para o abastecimento da população local, no que diz respeito ao pescado da Praia de Mira, proveniente da Arte Xávega, valorizando e promovendo esta atividade piscatória, gerando também um maior valor para os armadores e pescadores, potenciando e mantendo os postos de trabalho que exercem”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Mira.

Estão agora reorganizadas todas as atividades exercidas no Mercado em termos de ocupação do espaço, face à sua permanência temporal no recinto, sectorização e valorização comercial. Também, toda a da imagem do Mercado foi uniformizada, trabalhada para o enriquecimento do espaço ambiental e comercial, e da atividade de compra e venda.

Venha conhecer!