02 de Maio de 2024

Município de Mira e a Ville de Differdange são cidades-irmãs

O Município de Mira e a Comuna da Ville de Differdange (Luxemburgo) assinaram o protocolo de Geminação entre os dois Municípios.

O Município de Differdange recebeu, nos dias 19 e 20 de maio, uma comitiva do Município de Mira, composta pelo Vice-Presidente Artur Fresco, o Vereador Tiago Cruz e o Chefe de Gabinete Ricardo Costa, para a assinatura do protocolo de geminação entre os dois municípios, tendo em vista uma maior aproximação de Mira à imensa comunidade mirense que reside e faz a sua vida em Differdange.

A importante população lusófona de Differdange, o interesse mútuo entre as duas vilas e o compromisso comum com o meio ambiente e a qualidade de vida dos habitantes, tecem laços fortes entre Mira e Differdange. Esta geminação é um exemplo notável de amizade que surge entre dois territórios de países diferentes.

Para o Vice-Presidente do Município de Mira, Artur Fresco, “esta geminação vem reforçar os laços de amizade e cooperação entre os dois municípios e fomentar uma maior aproximação com a nossa comunidade de emigrantes aqui residente”.

Considerando os seculares laços históricos, culturais e de amizade que unem os seus povos e a comprovada vontade de ambas as partes de os reforçar, colaborando em todas as ações que, levadas a cabo, se destinem a elevar o bem-estar dos seus cidadãos e a desenvolver as suas relações, os concelhos municipais de Differdange e Mira estabelecem assim, uma plataforma de troca cultural, social, desportiva e educacional para as suas populações.

Ateliês, conferências e eventos conjuntos são destinados a promover a compreensão e o respeito entre as duas comunidades. As duas cidades beneficiarão de uma perspetiva mais ampla e se enriquecerão através da experiência e das tradições da outra.

Recordamos que a parceria entre as duas vilas começou em 2017, quando Mira recebeu um apoio solidário da Ville de Differdange para ajudar a combater os enormes prejuízos causados pelos incêndios de outubro desse ano.