29 de Abril de 2024

Município de Mira hasteou suas “Bandeiras Azuis” e "Azulitas"

A Praia de Mira hasteou, na manhã de ontem, mais uma bandeira azul. Uma verdadeira coleção que começou em 1987 e, de lá para cá, já contabiliza 37, correspondente aos mesmos anos que se iniciou a distinção das melhores entre as melhores. Também a Praia do Poço da Cruz recebeu a sua 17.ª Bandeira Azul consecutiva.

A Bandeira Azul é o símbolo que “atesta a qualidade das estâncias balneares marítimas do concelho”, sublinhou Raul Almeida, frisando “o importante papel dos colaboradores do Município de Mira e de todos os que trabalham diariamente para que as praias estejam nas melhores condições para receber quem as visita”.

O edil Mirense agradeceu aos presentes e destacou a importância da efeméride para o município: “A Praia de Mira é identificada com a bandeira azul e com a qualidade que esta distinção transmite aos utilizadores, há 37 anos consecutivos”.

A distinção de recordista mundial das Bandeiras Azuis para a Praia de Mira é motivo de orgulho para os munícipes, visitantes e turistas em geral. Além dessa distinção, aí também se ergueram a Bandeira de Praia Acessível, de Qualidade de Ouro, do Programa ColorAdd e as conceituadas "Azulitas", estas últimas já na sua 20ª edição. Por sua vez, na Praia do Poço da Cruz, as distinções erguidas foram: Bandeira Azul, Qualidade de Ouro, ColorAdd e a sua "Azulita".

A cerimónia oficial contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mira e dos senhores vereadores, do presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, do eng. Nelson Silva da Agência Portuguesa do Ambiente, e do presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira, Francisco Reigota, entre outras individualidades.

No âmbito do Programa Bandeira Azul da Praia de Mira e Praia do Poço da Cruz, houve ainda lugar para a realização de duas distintas ações de educação ambiental e de sensibilização: XXXII "Voltar ao Mar a Cuidar do Bem-Estar" num divertido espetáculo (Bandeira Got Talent) sobre regras ambientais de conduta, organizado pelo Centro de Saúde de Mira; seguiu-se o hastear das XX “Azulitas”, as Bandeiras Azuis que foram trabalhadas pelas crianças dos jardins-de-infância, CERCI - Mira e restantes IPSS do concelho, sob o lema da "Geodiversidade", o tema anual da Bandeira Azul 2023.

No final a Adamastor – Associação de Nadadores Salvadores de Mira, apresentou o novo veículo de reforço ao plano integrado de segurança do município. O Ranger, um veículo, tripulado por um nadador salvador e um bombeiro, equipado com material aquático e de saúde, irá permitir chegar mais rapidamente e de forma mais eficaz a quem necessita de ajuda.

Este complemento ao dispositivo vem reforçar a resposta por parte da Adamastor e dos Bombeiros Voluntários de Mira, a todos os que visitam a praia e reforçar a parceria entre os vários meios da Proteção Civil de Municipal.