28 de Abril de 2024

Município de Mira avança com a construção de 22 moradias para arrendamento a custos acessíveis

A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, esteve presente, na assinatura do acordo de colaboração entre o Município de Mira, a CIM Região de Coimbra e o IHRU, para a Construção de 22 moradias para habitação a custos acessíveis, na Urbanização Videira Norte, na Praia de Mira.

Esta cerimónia marca o início do Projeto para concretização do Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis no concelho de Mira, com um valor de 4,6 M €, parte substancial do investimento total previsto de cerca de 10,75 M €, em 38 fogos, para este concelho.

Marina Gonçalves reconheceu que “temos hoje, a capacidade de assinar este acordo, porque houve vontade do Municipio de Mira e da CIM-RC, em fazer-nos chegar este projeto, para satisfazer a necessidade de dar resposta às famílias na questão da habitação”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, exprimiu a vontade do Município em querer iniciar este processo o quanto antes. “Apresentámos este projeto ao IHRU e ao Ministério da Habitação, para podermos avançar com o loteamento que está parado há vários anos. Foi aprovado e temos agora condições para avançar.”

Raul Almeida reiterou o objetivo de construir 38 habitações para arrendamento acessível, num investimento global de cerca de 11 milhões de euros. Numa primeira fase vai contemplar 22 moradias T3 e T4, para depois ser alargado a mais 2 blocos de apartamentos com 16 habitações.

“Cremos que ao melhorar o acesso à habitação será possível promover o desenvolvimento da nossa sociedade. O investimento feito para criar oportunidades no setor empresarial tem de ser complementado também com o parque habitacional”, concluiu o autarca mirense.

O Município de Mira apresenta-se, assim, também, como parte da solução, criando instrumentos de resposta para o desenvolvimento socioeconómico do território, tornando Mira mais atraente para investimentos empresariais e permitindo a fixação de famílias no Concelho.

Esta cooperação entre o Município, Comunidade Intermunicipal e IHRU, traduz um esforço coletivo, realizado a diversos níveis institucionais, para concretização de uma estratégia para aproveitamento dos fundos do PRR, num dos pilares fundamentais de qualquer sociedade, a existência de condições habitacionais para as famílias, a custos acessíveis. Implementa-se uma estratégia que promove a fixação de população e cria condições para que os jovens estruturem o seu futuro numa Região dinâmica e em crescimento.